Uma dica para cada perfil viver menos stressado

Independentemente do estilo de vida, a verdade é que há momentos em que vivemos mais stressados! A tendência para tentar vencer o stress é encontrar alguma que nos permita silenciar a mente e tirar aquele tique nervoso que nos acompanha nestes momentos.

Mas como? Como podemos tentar combater o stress numa altura em que o estamos a viver? A verdade é que cada perfil de personalidade reage ao stress de uma forma diferente e, por isso, a forma como o combate também deve ser diferente.

Como gosto de afirmar “diz-me que perfil de personalidade és, dir-te-ei como viver menos stressado”.

O Perfeccionista

O tipo 1 opta por reprimir a energia procurando manifestar o controlo em relação aos seus impulsos. A repressão desta energia faz com que fique retida numa camada muito subtil e tensa que envolve toda a sua personalidade. Por isso, a melhor forma para combater o stress é reservar um tempo para relaxar e rir todos os dias. A sua autodisciplina natural ajuda a que faça a coisa certa mas pode deixar pouco tempo para relaxar.

O Prestativo

A personalidade tipo 2 afasta-se de si e das suas próprias necessidades. Esta pessoa exterioriza a energia emocional focando-se tendencialmente nas emoções e nas necessidades das pessoas que a envolvem e que considera especiais. Sendo naturalmente intuitivo sobre as necessidades dos outros, às vezes gasta tanto tempo a apoiar as pessoas que o seu autocuidado fica em segundo plano. Assim, deve reservar um tempo para fazer algo que ama.

O Motivador

O tipo 3 suspende o acesso emocional desenvolvendo uma sublime capacidade de não se deixar afetar pelas suas próprias emoções e ajustando-se consoante as suas necessidades de concretização de metas e objetivos. Para viver menos stressado o ideal é desconectar-se do mundo. A sua incrível produtividade e capacidade de realizar coisas que os outros valorizam e apreciam podem dificultar o tempo para descobrir os seus próprios desejos.

O Romântico

Como personalidade emocional, o tipo 4 vai interiorizar as suas emoções, ganhando uma maior sensibilidade sobre si próprio. As emoções servem de fonte de conhecimento e, por isso, são vividas e aceites intensamente, uma vez que são tão importantes para a sua auto perceção e, para menor stress deve trazer organização à sua autoexpressão. O perfil tipo 4 tem uma imensa capacidade de criar e imaginar, mas, por vezes, falta autodisciplina para dar vida às suas visões.

O Observador

Os tipo 5 fecham-se no seu mundo de imaginação, antecipando tudo o que é exterior e isolando-se emocionalmente desse ambiente, preferindo observar e compreender a totalidade do que o envolve. Assim, para viver com menos stress deve usar o sistema dos amigos para se motivar. A sua incrível força de foco perde-se quando não consegue iniciar projetos que o inspiram. Os amigos, aqui, serão um grande apoio para relaxar e conseguir avançar sem tensão.

O Precavido

O tipo 6 não reconhece a energia do medo, suspende-a e, assim não contacta com ela. O não contacto com a sua energia fundamental evidencia uma substancial dificuldade em percecioná-la. Para viver menos stressado, o perfil tipo 6 deve fazer algo que estimule a sua mente. Ele é maravilhoso em fornecer liderança a partir de um local de apoio, mas pode ficar mentalmente “paralisado” de certa forma.

O Entusiasta

A personalidade tipo 7 nega o contacto com o medo, focando-se em múltiplas opções exteriores de prazer. Por recear entrar em contacto com as suas fragilidades e privações, usa a sua capacidade mental de planeamento e de antecipação de cenários prazerosos para se desfocar dos seus medos interiorizados. Para baixar os seus níveis de stress deve concentrar-se em fazer uma coisa de cada vez. A sua produtividade é uma força enorme, mas quando tenta fazer várias coisas ao mesmo tempo, é fácil largar ou se esquecer dos projetos.

O Confrontador

O tipo 8 tem uma certa pré-disposição para a ação em detrimento do planeamento. O sentido exagerado de justiça, a pré-disposição para o confronto e a assertividade são características que se alinham com esta energia. Por isso, para viver menos stressado pode ajudar usar a sua força par elevar os outros, mesmo um simples incentivo moral, como elogiar o seu parceiro ou segurar a porta no trabalho.

O Pacificador

O objetivo do perfil tipo 9 é conseguir evitar o confronto e, para tal a personalidade alimenta a capacidade de percecionar diferentes pontos de vista com o intuito de garantir uma certa harmonia com os outros e um aparente equilíbrio consigo mesmo. Posto isso, para viver menos stressado pode fazer uma lista de objetivos e um plano para o alcançar. A realização pessoal dar-lhe-á uma sensação cada vez maior de felicidade e harmonia.

A Certificação Eneacoaching tem tudo o que necessitas para te tornares num Coach profissional, construíres a tua carreira e uma agenda sempre cheia. No Instituto Eneacoaching usamos uma abordagem única tendo como base a metodologia de 9 Passos e Eneagrama que foi estudada e desenvolvida ao longo de mais de 15 anos de carreira em diversas áreas do coaching. Reserva o teu lugar na próxima turma 👉 https://pt.eneacoaching.com/certificacao

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print

Deixe uma resposta