fbpx

Tudo o que precisas para dares o primeiro passo

Há quem considere a coragem uma das maiores virtudes do ser humano. Coragem é a capacidade de agir apesar do medo. Já reparaste que é comum chamar de corajoso a alguém que desistiu de tudo para seguir os seus sonhos? Ou de corajosa aquela pessoa que investiu tudo o que tinha para conseguir atingir um objetivo? Mas será mesmo verdade que a ausência de medo seja a coragem? Não. A coragem é agir mesmo que o medo te invada.

Seja dar o primeiro passo numa relação ou despedires-te do emprego antigo e arriscar num novo, depois de leres este texto e colocares em prático todo o exercício, acredito que verás de uma forma completamente diferente o conceito de “coragem”.

  1. Identifica os teus medos

Quando temos medo é comum enchermo-nos de desculpas sobre as razões pelas quais não podemos avançar sobre determinado objetivo, em vez de admitirmos os nossos medos. No entanto, ao não sermos verdadeiros sobre aquilo que sentimos acabamos por destruir a nossa autoconfiança. Se identificares especificamente do que tens medo vais começar a perceber quais são os verdadeiros motivos para a tua falta de coragem. Este não é um exercício fácil, pois pode provocar sentimentos de vergonha ou constrangimento, no entanto, é um método altamente eficaz para conseguires avançar para um primeiro passo.

  1. Reconhece a tua própria coragem

Assim como tens a capacidade de reconhecer e identificar os teus medos, também deves ter essa mesma capacidade para reconhecer a tua coragem. Nesta segunda fase do exercício deves enumerar todas as situações em que foste corajoso: seja no momento de comprar um bilhete de avão quando não tinhas a certeza, seja naquela vez que convidaste aquela pessoa especial para ir jantar contigo. Assim como todos os medos são válidos, cada ato de coragem também o é. Reconheceres a tua própria coragem vai estimular a tua autoconfiança a preparar-te para o primeiro passo.

  1. Cria um plano

Depois de identificares os teus medos e reconhecidas todas as situações em que foste dominado pela coragem, chegou o momento de criares uma estratégia para dares o primeiro passo. É importante que tudo o que colocares na lista rumo ao teu objetivo, seja realista e te ajude a manter motivado. Vê só: “eu estou infeliz no trabalho e quero mudar de vida profissional. No entanto, tenho medo de demorar a encontrar um trabalho.”. Sabemos, à partida, que quando nos despedimos de um emprego muito provavelmente não teremos ajuda de subsídios, desta forma, é necessário criar um fundo de maneio que nos ajude a sustentar durante os meses de desemprego. Posto isto, na nossa estratégia não deve estar só o calendário e agenda de procura de um novo emprego, mas também quanto vamos precisar de reservar financeiramente todos os meses para estarmos assegurados.

  1. A mente invertida

É nas situações de desconforto que a mente nos presenteia com pensamentos negativos. Em vez de nos focarmos em “não vais conseguir” ou “isto vai correr mal”, façamos o trabalho inverso, “mas porque razão é que não irei eu conseguir? Nenhuma.”, “qual é o motivo para achar que aquela pessoa é melhor que eu? Nenhuma, nem a conheço”. Inverte os pensamentos, transmuta-os de negativo para positivo.

  1. É hora de avançar

Chegou a hora, o dia, o momento! É agora que vais dar o teu primeiro passo, encher o peito de coragem e rumar aquele desejo, sonho ou objetivo que sempre tiveste. Lembra-te que errar faz parte da jornada e que levantar e continuar também!

P.S.- A Certificação Eneacoaching tem tudo o que necessitas para te tornares num Coach profissional, construíres a tua carreira e uma agenda sempre cheia. No Instituto Eneacoaching usamos uma abordagem única tendo como base a metodologia de 9 Passos e Eneagrama que foi estudada e desenvolvida ao longo de mais de 15 anos de carreira em diversas áreas do coaching. Reserva o teu lugar na próxima turma 👉 https://institutoeneacoaching.com/curso-certificacao-novo/

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print