SOFRES DA SÍNDROME DO IMPOSTOR?

A síndrome do impostor caracteriza-se por ser um fenómeno onde pessoas com todas as habilitações para determinada área sentem que são uma fraude. Na verdade, não passa por uma perceção ilusória sobre os resultados do seu trabalho. Estas pessoas acreditam que todos os seus resultados são fruto da sorte e antes de começarem a trabalhar costumam estar extremamente nervosas e colocam em causa tudo aquilo que são capazes.

Estas pessoas não se acham incapazes, elas sentem apenas que podem ser dar mais e mais, e mesmo que o possam verdadeiramente, acabam por colocar em causa todo o trabalho do momento presente.

Na verdade, a síndrome do impostor, não é tão pouco frequente como parece. Na realidade, muitos de nós o sofrem; seja por quando temos que precificar um trabalho, atribuirmos um valor emocional ao nosso sucesso ou até mesmo antes de começar uma sessão de Coaching pensamos “será que vou conseguir?”.

Mas será que é possível ultrapassar este conjunto de sentimentos que reúne medo, dúvida, apreensão e um ciclo de ansiedade pós-sucesso? A minha resposta é: não há impossíveis!

  1. Questiona os teus pensamos

Não te sugiro que entres num ciclo de questionamento permanente sobre tudo aquilo que pensas. Até porque isso é tudo menos saudável. Mas sugiro-te a refletires e a questionares sempre que achas que não és capaz, que é bom demais para ser verdade, achares que conquistasse alguma coisa por sorte ou sentires que és uma farsa. Procura encontrar no teu íntimo a fonte destes pensamentos.

  1. Não compares

Não só não te deves comparar aos outros, como não deves comprar os teus resultados, os teus sucessos e o teu método de trabalho. É bom olharmos para os outros de uma forma consciente, desde que isso não interfira com o nosso espaço pessoal. 

Lembra-te sempre que cada um de nós tem objetivos e propósitos diferentes. Admirar o outro é diferente de comparar, porque quando o fazes está a inferiorizar tudo aquilo que és e todo o trabalho que fazes. Os teus sucessos são todos frutos do teu trabalho!

  1. Comemora sucessos

Parece fácil, certo? Na verdade, teoricamente é. No entanto, quão verdadeiramente felizes fica com cada objetivo conquistado? Comemora esses sucessos, por mais pequenos que sintas que eles sejam deves valorizá-los. Eles acontecem pelo fruto do teu trabalho, do teu empenhado, dedicação e foco. Valoriza os teus resultados!

  1. Baby steps

Arriscar é tão importante quanto a evitar o perfecionismo. É importante que não te concentres em ser minucioso, mas sim em fazeres o melhor que te é possível no momento!

A síndrome do impostor é altamente psicológica e mental. Com treino e arranjado pequenas estratégias aos poucos vais aprendendo a libertares-te daquilo que te impede tantas vezes de desfrutar verdadeiramente do teu sucesso!

O teu sucesso é fruto do teu trabalho e não da tua sorte. Ou a sorte constrói-se e isso é que te leva ao sucesso. Transporta contigo estas premissas e deixa-te levar pela verdadeira felicidade dos teus resultados.

A Certificação Eneacoaching tem tudo o que necessitas para te tornares num Coach profissional, construíres a tua carreira e uma agenda sempre cheia. No Instituto Eneacoaching usamos uma abordagem única tendo como base a metodologia de 9 Passos e Eneagrama que foi estudada e desenvolvida ao longo de mais de 15 anos de carreira em diversas áreas do coaching. Reserva o teu lugar na próxima turma 👉 https://pt.eneacoaching.com/certificacao

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print

Deixe uma resposta