SE OS PERFIS DO ENEAGRAMA FOSSEM FILMES DE NATAL

Chegou aquela época do ano em que nos apetece juntar a família no sofá e assistir aos clássicos de Natal.

Dos mais clássicos aos mais recentes, desliza para o lado e descobre o filme de Natal perfeito para cada perfil de personalidade do Eneagrama.

Tipo 1 – Perfecionista

A personalidade do Tipo 1 acha que para ser amado, respeitado e aceite tem que ser perfeito, acabando por procurar transformar tudo à sua volta num padrão extremamente elevado, muitas vezes reprimindo os seus prazeres em função de um aperfeiçoamento e de uma inflexibilidade que quase se refletem prejudiciais.

Miracle on 34th Street: A mãe de Susan de 6 anos, contou-lhe há vários anos que o Pai Natal existia, no entanto, Susan sempre duvidou da sua existência. Numa uma loja de brinquedos, a pequena Susan encontra o Pai Natal e fica realmente convencida que ele é real. Ele dá-lhe algo em que acreditar, que os sonhos se tornam reais quando realmente acreditamos nele.

Tipo 2 – Prestativo

A personalidade do Tipo 2 acredita que só pode alcançar tais retribuições se for prestável para aqueles que escolhe como seus protegidos, esquecendo com frequência as suas necessidade e fragilidades. No fundo, o Tipo 2 alimenta um desejo secreto de retribuição dessa disponibilidade, numa visão de mundo inconsciente em que todos se apoiam e suportam quando é necessário.

O Amor Acontece: O novo Primeiro-Ministro da Inglaterra apaixona-se por uma das suas funcionárias, Natalie. Numa tentativa de curar o seu coração, um escritor parte para o sul da França e lá acaba por se apaixonar. Karen desconfia que Harry, o seu marido, a trai. Juliet, que se casou recentemente, desconfia dos olhares e intenções de Mark, o melhor amigo de seu marido. Sam tem por objetivo chamar a atenção da menina mais difícil da escola. Sarah tem, finalmente, a grande oportunidade de sair com Karl, por quem mantém uma paixão silenciosa. Billy Mack busca retomar a sua carreira como astro do rock. As vidas de todos estes personagens entrelaçam-se e são modificadas pela presença do amor nas suas vidas.

Tipo 3 – Motivador

A personalidade do Tipo 3 acha que esse amor só ocorre quando se alcança o sucesso e se obtém reconhecimento pelo seu esforço e empenho. Por esse motivo, desenvolve em exagero o hábito mental das metas e objetivos, desconectando-se dos seus próprios sentimentos e vontades, numa euforia por concretizar, que inconscientemente lhe recorda a sensação de não ser necessário não fazer nada, de não ser necessária a sua vital contribuição, porque tudo já estava a ser feito.

Natal Radical: Luther Krank, farto da exploração comercial do Natal, decide esquecer o feriado e viajar de férias com a sua esposa. Uma decisão simples, pois a filha está bem longe. Mas, quando a filha decide, de repente, que os visitará no Natal, tudo se complica no plano de um Natal de última hora.

Tipo 4 – Romântico

A personalidade do Tipo 4 acredita que tem que ser especial e singular para merecer amor, respeito, consideração por parte dos outros, alimentando muitas vezes estados de melancolia e de instabilidade emocional, de forma a entrar em contacto com a profundidade das suas próprias emoções. Na sua essência, esta recordação da criação e da origem, da qual se sente afastado e desconectado.

White Christmas: Depois de terminar a Segunda Guerra Mundial, Bob Wallace e Phil Davis abandonaram a carreira militar e decidiram formar uma dupla de canto e dança. Para ficarem mais perto das belas irmãs Betty e Judy, que também cantam e dançam, eles seguem-nas para a realização de um espetáculo de Natal em Vermont, e lá vão acabar por se cruzar com seu antigo comandante.

 

Tipo 5 – Observador

Para a personalidade do Tipo 5, a busca incessante por informação e conhecimento alimenta uma recordação saudosa de uma vastidão de recursos e de energia. Por esse motivo, desenvolve comportamentos de afastamento emocional em relação aos outros, preferindo alimentar o seu conhecimento e restabelecer a sua energia, que considera estar sempre em escassez.

Um Conto de Natal: Ebenezer Scrooge é um homem de negócios ganancioso, que pensa apenas no dinheiro e não suporta a alegria do Natal. Para ele, é apenas uma perda de tempo! Mas, na véspera de Natal, três espíritos fazem-lhe uma visita, forçando-o a refletir sobre o seu comportamento… A obra clássica de Charles Dickens livremente adaptada por Geronimo Stilton.

Tipo 6 – Precavido

Na personalidade do Tipo 6, o amor, o respeito e a consideração ocorrem quando sente que antecipa todos os cenários possíveis, o que lhe diminui a ansiedade, recordando-lhe a constatação de fé e de coragem percecionada na sua origem. Pelo mecanismo da personalidade, alimenta a desconfiança em relação aos outros e às situações e manifesta com frequência perceções compreendidas como pessimistas ou derrotistas, numa procura inconsciente de antecipar todos os cenários.

Sozinho em Casa: Uma família de Chicago planeia passar o Natal em Paris. Porém, no meio das confusões da viagem, um dos filhos, Kevin, acaba por ficar esquecido em casa. A criança de apenas oito anos é obrigado organizar-se sozinho e defender a casa de dois insistentes ladrões.

Tipo 7 – Entusiasta

Para a personalidade do Tipo 7, o amor e o respeito vêm através da perceção de uma vida prazerosa e confiante no futuro, procurando recordar a sua conexão com um plano superior fluído e contínuo, em que tudo acontecia com a ordem natural de todas as coisas. Decorrente desta perceção, este Tipo corre o risco de ser pouco concretizador, abandonando com facilidade pessoas ou projetos que envolvam ultrapassar desafios que requeiram alguma profundidade e empenho.

The Santa Clause: Quando entregava os presentes na casa do vendedor de brinquedos Scott Calvin, o Pai Natal sofre um acidente e cai do telhado da casa. Magoado, ele não consegue continuar o seu trabalho e resolve pedir ajuda ao Scott para salvar o Natal. O homem aceita a complicada tarefa, mas logo percebe que está engordando e ganhando barba, transformando-se no novo Pai Natal.

Tipo 8 – Confrontador

Para a personalidade do Tipo 8, os merecedores de amor, consideração e respeito são aqueles capazes de ser fortes, de manter o controlo e o comando, independentemente das circunstâncias. Inconscientemente, há uma procura por voltar a percecionar o mundo como seguro, e assim, voltar a viver num ambiente propício a manifestar toda a sua inocência e fragilidade. A sua assertividade transborda facilmente para a agressividade, sem a perceção do impacto negativo que pode ser nos outros.

Uma História de Natal: Ralphie é um jovem que tenta convencer os seus pais, professores e até mesmo o Pai Natal de que uma espingarda de brinquedo seria o presente perfeito para uma criança dos anos 40.

Tipo 9 – Pacificador

A personalidade do Tipo 9 considera que o amor, o respeito e a consideração são merecidos por aqueles que se demonstram harmoniosos. Para tal, demonstra muitas vezes dificuldade em dizer não ou mesmo de entrar em conflito pelos seus próprios interesses ou necessidades. Esses comportamentos procuram voltar a conectá-lo com a sensação de harmonia e de integração total com a sua origem, onde tudo fazia parte de um todo.

Enquanto Dormias: Lucy é uma solitária funcionária do metro de Chicago que tem uma paixão platónica por um passageiro chamado Peter. Um dia ele é assaltado e atirado para os carris. Graças a Lucy, Peter é salvo, mas fica em coma no hospital. Ao visitá-lo, ela é confundida como a namorada de Peter, causando uma série de mal-entendidos, principalmente porque Lucy começa a se apaixonar pelo irmão da vítima.

A Certificação Eneacoaching tem tudo o que necessitas para te tornares num Coach profissional, construíres a tua carreira e uma agenda sempre cheia. No Instituto Eneacoaching usamos uma abordagem única tendo como base a metodologia de 9 Passos e Eneagrama que foi estudada e desenvolvida ao longo de mais de 15 anos de carreira em diversas áreas do coaching. Reserva o teu lugar na próxima turma 👉 https://pt.eneacoaching.com/certificacao

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print

Deixe uma resposta