fbpx

Quatro dicas para a sua relação não ceder no outono

O Outono está a chegar e com ele vêm o fim das férias, do tempo quente e o regresso da rotina, do trabalho, da escola e os dias mais ativos e corridos, com menos tempo.

Da mesma forma que ansiamos durante meses que as férias cheguem, também gostaríamos de poder prolongar um pouco mais este período. A transição do Verão para o Outono nem sempre é fácil, sobretudo para os casais.

Vários estudos revelam que os divórcios ocorrem em maior número no Outono, confirmando a teoria de que esta pode ser uma época complicada para os casais. As férias de verão são um período muito esperado por qualquer família e, normalmente os casais colocam muitas expectativas nesta época uma vez que representam uma oportunidade para recomeçar. No entanto, é também esta altura que vem alterar o funcionamento e a estabilidade familiar já que as famílias e o casal passam mais tempo juntos, expondo mais todos os problemas e desentendimentos que já existiam e que tendem a agravar-se. Assim, terminadas as férias, acabam por ser muitos os casais que, depois de terem sido confrontados com o estado complicado da sua relação, tomam esta decisão difícil.

Um dos principais motivos é que as expectativas de ter um tempo relaxado e descontraído acabam, muitas vezes, por contrastar com muitos momentos de conflito e de desentendimentos. Se queres ter umas boas férias com o teu companheiro ou com a tua companheira, prepara-as quando não estás de férias. As férias mostram, muitas vezes, a falta de correspondência, de comunicação e de intimidade que não existiu até lá. A expectativa que tudo se resolve nas férias, faz com que os casais entrem nesse tempo com a sua contabilidade emocional por acertar. Entre o deve e o haver há sempre injustiças emocionais que acabam em conflito.

Para que isto não aconteça consigo e com o seu parceiro,   partilho quatro dicas para não deixares a tua relação ceder ao Outono.

  1. Uma Comunicação honesta, clara e assertiva

Em qualquer relação, a comunicação é essencial para que o casal tenha sempre uma ideia clara dos objetivos, interesses e limites do outro. Para uma comunicação eficaz e de sucesso, é necessário falar honestamente e de forma clara e calma, tendo sempre em atenção como o fazemos e as reações do nosso parceiro para não o magoar. Para uma relação saudável, a comunicação deve ser frequente pois é importante mostrar interesse pela pessoa que temos ao lado todos os dias, só assim se garante a cumplicidade necessária de uma relação saudável.

  1. Sê Carinhoso

O carinho está sempre muito presente no início de uma relação, mas à medida que o tempo vai passando, a frequência dos gestos carinhosos é cada vez menor, seja porque está cansado do trabalho ou já está tão acostumado a ter aquela pessoa ao lado que pensa não fazer diferença. Mas na verdade, os gestos carinhosos, sejam eles pequenos, como um simples obrigado, ou grandes, como planear uma surpresa para o outro só porque sim, são importantes para promover o companheirismo, a cumplicidade e a vontade de estarem mais juntos, lutando contra a rotina. Por mais à vontade que esteja com o seu parceiro, há determinados cuidados que não deve perder para alimentar o romance.

  1. Cria rotinas a dois

O dia a dia de um casal pode ser muito agitado. Com o trabalho, filhos, entre outras obrigações é muitas vezes difícil ter tempo para estar apenas a dois. Mas há uma forma de consegui-lo, basta criar algumas pequenas regras e cumpri-las. Tais como ir para a cama sempre ao mesmo tempo, fazer um programa mensal ou ir passar o fim de semana fora de três em três meses. A partilha de momentos promove a cumplicidade e a felicidade a dois.

  1. Afaste as tecnologias da relação

Hoje em dia fala-se muitos dos malefícios da tecnologia em excesso e como está a individualizar cada vez mais as populações. Se quando estás com o teu parceiro, estás sempre ao telemóvel ou a ver televisão, não estarão a desfrutar da companhia um do outro. Experimenta fazer as refeições longe destes aparelhos e deixá-los fora do quarto. Não te vais arrepender.

Deixo-te um desafio para as próximas semanas: Fala mais daquilo que necessitas, mais do que aquilo que o outro deve fazer, aquilo que tu precisas. Partilha com o teu parceiro ou a tua parceira aquilo que sentes, mostra-lhe que tens disposição e que queres elevar a vossa relação. Lembra-te de cultivas o amo, o carinho, a comunicação. Começa hoje a preparar as tuas próximas férias felizes!

Certificação Team Eneacoaching 2.0. é um programa passo a passo, com tudo o que é necessário dominar para ter clientes de coaching com um programa de alto impacto, com uma oferta irresistível e por um valor imbatível. Se sentes que chegou o momento de dares o primeiro passo para a tua transformação pessoal e profissional, sugiro que conheças o nosso programa AQUI!

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print