O QUE EU APRENDI COM OS ERROS NO MEU PERCURSO DE COACH

Comecei a minha carreira como Coach em 2004 e, nessa altura, este era um mercado completamente deserto. Não havia referências de práticas muitos sustentadas, os mercados que existam mais desenvolvidos pouco ou nada tinham a ver com o mercado nacional ou até mesmo com a minha forma de ser e de estar.

Nesta altura, sem qualquer orientação, cometi alguns erros que, com o decorrer do tempo me foram afastando da sustentabilidade que procurava com esta minha caminhada.

Alguns destes erros foram, muitas vezes:

  • Decidir com paixão em vez de razão ou
  • Colocar o marketing como uma área desnecessária e, até mesmo
  • Não me especializar suficientemente num determinado nicho.

Uma das coisas maravilhosas do Eneagrama é o autoconhecimento e, quando tive a capacidade de observar os meus próprios erros e conseguir superá-los, a minha carreira entrou num novo patamar. Patamar este que me levou a resultados incomparavelmente superiores aos que alguma vez podia ter imaginado ser possível.

Mas na prática: o que é que eu aprendi para mim e que uso tanto na minha carreira como em outras áreas da minha vida?

Foram essencialmente 3 premissas que me acompanham diariamente.

1. Antes de decidir baseado no impulso, permito-me parar e pensar. “Como é que está decisão ou escolha me fará sentir daqui 2 anos?”

2. O que eu sei eu ponho em prática e melhoro a cada dia, o que eu não sei procuro quem saiba. “Aprender, colocar em prática e procurar mentor” é um dos meus mantras. Para chegar a novos patamares de performance é essencial aprender a colocar me prática e conseguir encontrar alguém que já superou os nossos limites e que nos ajude a superar certas barreiras que acreditamos que ainda não possíveis.

3. Ter sempre algo que diferencie a minha oferta. Isto facilita o meu marketing. Permite-me entregar sempre algo que gera valor aos meus clientes.

Nesta minha caminhada de quase 20 anos, o que eu tenho conquistado com esses erros e estas estratégias seriam um sonho impossível de idealizar em 2004. Por isso, sou altamente agradecido à vida por me ensinar a fazer esta caminhada.

Partilho contigo uma pergunta de reflexão: o que tens aprendido com os teus próprios erros?

A Certificação Eneacoaching tem tudo o que necessitas para te tornares num Coach profissional, construíres a tua carreira e uma agenda sempre cheia. No Instituto Eneacoaching usamos uma abordagem única tendo como base a metodologia de 9 Passos e Eneagrama que foi estudada e desenvolvida ao longo de mais de 15 anos de carreira em diversas áreas do coaching. Reserva o teu lugar na próxima turma 👉 https://pt.eneacoaching.com/certificacao

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print

Deixe uma resposta