FÉRIAS E ENEAGRAMA

Não interessa o quanto gostas do teu trabalho. Se há momento de ansiedade por que todos os profissionais passam é o pré e o pós-férias. O processo antes das férias deixa-nos nervosos. Temos sempre a sensação que não vamos conseguir cumprir todas as tarefas a tempo, que vamos deixar coisas por fazer ou que não vamos conseguir relaxar durante as nossas férias. Isto acontece porque nos focamos mais no futuro do que no momento presente. O que faz com que, tudo aquilo que tivermos para fazer agora apareça na nossa mente desorganizamos.

O mesmo acontece quando voltamos de férias. Antes de começarmos a trabalhar, temos a tendência de olhar para o número de e-mails não lidos, às tarefas que ficaram por fazer, aos contactos que temos que atualizar ou às reuniões que estão por agendar. Existe mesmo quem entre em depressão pós-férias. Lidar com a volta ao trabalho, é para muitos, uma tarefa extremamente difícil.

Dependendo do tipo personalidade de cada um, a forma como planeamos e desfrutamos das férias é diferente.

Personalidade Tipo 1 – O Perfecionista

O Perfecionista é aquele tipo de pessoa que está numa procura constante da excelência. Ir de férias com um Perfecionista é ter a certeza que terá tudo organizado e planeado, mas dividir um quarto com ele é também estar certo que há regras que lhe vão tentar ser impostas e que ouvirá, muitas vezes, “Podes arrumar as tuas coisas? Isto está tudo uma confusão!”. Mesmo o que para si, signifique apenas uma t-shirt no chão do quarto, para o tipo 1 significa roupa espalhada pela casa.

Personalidade Tipo 2 – O Prestativo

Quanto o Prestativo se oferece para organizar as férias, claramente que o está a fazer por ti. Ele apenas faz isso para te ajudar e não por seu benefício próprio. Ir de férias com um tipo 2 é ter a certeza de que as tuas necessidades vão ser sempre antecipadas, ele vai estar sempre preocupado com o teu bem-estar. Não mede esforços para te agradar, mas também quer que o reconheças por isso. Ao dividir o quarto com ele vais sempre ter lugar para arrumar as tuas coisas, nem que ele tenha que empilhar mais as suas para conseguires ter mais espaço.

Personalidade Tipo 3 – O Motivador

O Motivador é aquele tipo de pessoa que adora mostrar que é bem-sucedido e consegue alcançar objetivos praticamente impossíveis. Ir de férias com um tipo 3 é ter a certeza que vai aos melhores locais, pois ele tem que captar o momento em fotografia e publicar nas redes sociais. Toda a gente tem que saber que ele esteve lá!

Personalidade Tipo 4 – O Romântico

Ter as férias organizadas por um romântico é saber que vão ser especiais! O tipo 4 gosta de se sentir que é único e especial aos mesmo tempo que acredita que os outros nunca o compreendem. Dividir as férias com um Romântico é saberes que vais ser sempre chamado a atenção pelas escolhas que fazes: “eu disse-te que devíamos ter comprado um chapéu de sol maior” ou “vamos chegar tarde ao restaurante” – só porque sim!

Personalidade Tipo 5 – O Observador

Deixar um Observador organizar as tuas férias é garantir que vai ter mais de conhecimento do que diversão. Provavelmente irá visitar todos os museus e ruas típicas de cada cidade. Se fores uma pessoa que gosta de ter alguma vida noturna, a tua companhia muito provavelmente não irá ser um tipo 5.

Personalidade Tipo 6 – O Precavido

Esqueceste-te da escova de dentes? Não te preocupes, o tipo 6 tem uma para ti e com sorte ainda podes escolher a cor que queres. O Precavido, leva a letra a expressão “o seguro morreu de velho”. Ele antecipa vários cenários e prepara-se para cada um deles. Ir de férias com um tipo 6 é ter a certeza que nada te faltará e que se o plano A não resultar, ainda existem todas as outras letras do abecedário.

Personalidade Tipo 7 – O Entusiasta

Fazer férias com o Entusiasta é saber que nunca vamos passar um momento aborrecido. Com extrema necessidade de liberdade, o tipo 7 consegue ver coisas boas mesmo nos piores momentos. Reservaram férias num resort às portas do mar e esteve a semana toda a chover? De certeza que aproveitaram para tomar longos banhos de chuva. Uma coisa é garantida: o Entusiasta não fica em casa sem soluções!

Personalidade Tipo 8 – O Confrontador

Se vais de férias com um tipo 8, peço-te: tem paciência! O Confrontador é aquele tipo que gosta de impor as suas vontades e acima de tudo, tem muito pouca paciência. Se combinaram na véspera saírem de casa às 9h e ainda não está pronto, ele vai. O tipo 8 é a velha máxima de “Eu vou sair, quem está está, que não está, fica.”. Ter férias com um Confrontador é garantir dias focados na ação, práticos e assertivos.

Personalidade Tipo 9 – O Pacificador

Para o tipo 9 está sempre tudo bem. Se quiseres ir para as Maldivas, ele abdica da sua escolha de Bali para que fique tudo bem. Não se trata de te agradar, trata-se de não se chatear. Ter férias com um Pacificador, é tal como o nome indica, ter férias com paz.

A Certificação Eneacoaching tem tudo o que necessitas para te tornares num Coach profissional, construíres a tua carreira e uma agenda sempre cheia. No Instituto Eneacoaching usamos uma abordagem única tendo como base a metodologia de 9 Passos e Eneagrama que foi estudada e desenvolvida ao longo de mais de 15 anos de carreira em diversas áreas do coaching. Reserva o teu lugar na próxima turma 👉 https://pt.eneacoaching.com/certificacao

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print

Deixe uma resposta