ENEAGRAMA E MEDITAÇÃO

A meditação é uma modalidade que está cada vez mais na moda. A verdade é que são inúmeros os efeitos positivos da meditação, no entanto, também todos reconhecemos os desafios naturais no início da sua prática.

Partilho uma reflexão dos desafios de cada um dos perfis de personalidade segundo o Eneagrama e como cada um deles poderá agir de forma a que a sua prática se torne mais serena e continuada.

Descobre como cada um dos 9 perfis lida com o silêncio e a meditação, vê em qual mais te revês e compreende como essa prática pode contribuir para o teu ainda maior equilíbrio.

Tipo 1, O Perfeccionista

A meditação é uma prática essencial para o perfil de personalidade perfeccionista como forma de acalmar o seu crítico interno e a tensão física e emocional que daí decorre. 

Na sua prática a procura da postura e da forma “perfeita” de meditar condiciona a prática do silêncio e traz à prática o seu crítico interno, comprometendo o seu efeito.

Para uma prática meditativa o perfil perfeccionista deverá praticar a paciência, a gratidão e a atenção na constante evolução da sua prática e do seu equilíbrio emocional no dia a dia.

Tipo 2, O Prestativo

Meditar traz directamente ao seu crescimento pessoal numa procura de contacto consigo mesmo, segundo as linhas do Eneagrama (movimento 2-4). 

O desafio é que esse processo não esteja a ser feito para apoiar alguém ou que sirva como elo de relação de proximidade emocional a outras pessoas. Deverá estar atento a essa armadilha. 

O ideal será que a prática seja efectuada a sós. Caso o faça em grupo opte por chegar uns minutos antes e permanecer em silêncio já no espaço, evitando a relação e interação emocional com outros participantes.

Tipo 3, O Motivador

A meditação para o perfil tipo 3 é uma oportunidade de estar em contacto consigo mesmo em vez das suas “concretizações e validações”, entrando em contacto com o seu Ser e as suas reais vontades.

Um dos grandes desafios é compreender que não fazer nada é por si só fazer algo muito importante, combatendo o desafio dos Tipo 3 de lidarem com a necessidade de estar sempre em modo ação.

Tipo 4, O Romântico

Para o perfil tipo 4, o romântico, a meditação significa não exaltar o seu centro emocional e viver momentos de equilíbrio. 

O desafio é deixar de estar associado e dependente do seu estado emocional. É por isso essencial compreender que a verdadeira experiência emocional é viver no seu equilíbrio e não no excesso do seu extremo.

Tipo 5, O Observador

O tipo 5, observador e analítico, garante com a meditação uma conexão consigo mesmo que lhe permite reconhecer-se como ser completo, também emocional. O desafio para este perfil é, não aproveitar a meditação para se desligar ainda mais do mundo, mas que ela lhe permita uma maior proximidade e compreensão emocional de si mesmo.

Tipo 6, O Precavido

Para o perfil tipo 6, o precavido, a meditação é a oportunidade suprema de acalmar os seus pensamentos e os seus cenários mentais. Serão igualmente o desafio a superar.

Essencialmente é crucial que o processo seja simples de forma a evitar que a mente se apodere do processo e o condene.

Tipo 7, O Entusiasta

O perfil tipo 7, o entusiasta, estar em processo meditativo representa o oposto ao seu vício da actividade e de estimulação intelectual. O processo meditativo é facilitado quando em contacto com a natureza, reduzindo o seu ritmo e sendo influenciado pela calma exterior. 

É essencial que se desafie a um pequeno momento de silêncio meditativo e em seguida ir acrescentado pequenos momentos. Passo a passo.

Esse exercício de crescimento e serenidade irão trazer uma maior profundidade, essencial ao equilíbrio da personalidade entusiasta e chave na prática meditativa.

Tipo 8, O Confrontador

Para o perfil tipo 8, o confrontador, a meditação traz uma constatação do seu ritmo exagerado e uma consciência clara da sua energia pouco controlada. 

O impulso para agir ficará evidente na prática meditativa. Será uma ajuda crucial para compreender e reduzir o seu ritmo e com isso no dia a dia aprender a fazer mais pausas antes de agir sem pensar e a sentir mais controlo na ação e na tomada de decisões.

Tipo 9, O Pacificador

O perfil tipo 9, o pacificador, pode com a meditação ter acesso a toda a sua energia, que tantas vezes procura ignorar. Observar-se em silêncio, sem sentir a necessidade de se esquecer de si mesmo ou perder-se no ambiente, é o desafio essencial que deverá superar através da prática.

Para terminar lanço-te o desafio de começares a praticar meditação e a observares o teu comportamento face ao silêncio. Boa meditação!

A Certificação Eneacoaching tem tudo o que necessitas para te tornares num Coach profissional, construíres a tua carreira e uma agenda sempre cheia. No Instituto Eneacoaching usamos uma abordagem única tendo como base a metodologia de 9 Passos e Eneagrama que foi estudada e desenvolvida ao longo de mais de 15 anos de carreira em diversas áreas do coaching. Reserva o teu lugar na próxima turma 👉 https://pt.eneacoaching.com/certificacao

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print

Deixe uma resposta