É POSSÍVEL RECUPERAR A INTIMIDADE DENTRO DE UMA RELAÇÃO?

Infelizmente, é comum em relações mais duradouras que a intimidade, com o tempo, comece a decrescer. Existem várias razões pelas quais este declínio pode acontecer, podendo estar relacionadas com episódios completamente díspares que podem ir desde o nascimento dos filhos à queda numa rotina.

Mas será que é possível recuperar a intimidade dentro de uma relação?

Esta é, sem dúvida, uma das perguntas que mais me é feita pelas minhas clientes em consulta e, sim, posso dizer-te sem qualquer tipo de rodeios que é possível recuperar a intimidade numa relação. Neste artigo, quero deixar-te 5 dicas para que tu e o teu companheiro possam recuperar a paixão e voltar a sentir a mesma proximidade que sentiam no início da vossa relação.

5 dicas para recuperar a intimidade dentro da relação

  1. Recuperem as vossas recordações a dois.

Em algum momento da tua vida, tu e o teu parceiro já viveram uma maior intimidade e uma maior adrenalina. É importante que estes momentos tenham acontecido porque, por norma, estão associados à paixão dentro da relação e, faz todo o sentido que, para recuperares essa intensidade também recuperes esses momentos. Voltar a falar sobre as coisas boas da nossa relação funciona como reforçar um ativo: estamos a abrir caminho para que estas possam voltar a acontecer. Ao conversarem sobre o vosso passado mais íntimo, vão acordar memórias e despertar os sentimentos ligados a esses momentos. Caso pretendas podes, no entanto, fazê-lo de forma gradual, para que não seja um choque dentro da relação. Pensa comigo: se durante muito tempo essa proximidade não existiu, é possível que possa até causar desconforto quando acontece.

  1. Fujam da rotina.

Um dos motivos que leva mais casais a afastar-se é, efetivamente, a rotina. A rotina faz com que levemos o nosso dia a dia de uma forma mais mecânica, o que não é necessariamente mau, mas no que toca à intimidade, torna-se prejudicial. Sair fora da rotina, desde que optem por algo que respeite os limites e a integridade de ambos, é uma excelente forma de aumentar a intimidade. É normal que, mesmo no que toca a questões de intimidade, tenhamos tendência a manter-nos na nossa zona de conforto. Quebrar essa zona de conforto com algo vigoroso e entusiasmante para ambos pode ser uma excelente arma para voltar a acender a chama da relação.

  1. Vejam filmes com cenas mais íntimas.

Podes também convidar o teu companheiro para assistir a algumas séries ou filmes com cenas mais íntimas e, depois de alguma forma, abordar as fantasias que gostarias de ter com o teu companheiro. Isto porque, no fundo, estas imagens são uma oportunidade para trazer a conversa “para cima da mesa” e falar de uma forma mais desinibida sobre intimidade. Falar sobre desejos e fantasias, quando o casal está numa boa fase é excelente. Isto abre também um diálogo de intimidade, simples e necessário para que a relação evolua para um novo patamar.

     

      4. Toquem-se.

O contacto físico ajuda-te a manteres-te ligada ao teu companheiro e o toque é extremamente satisfatório tanto para o quem o faz como para o quem o recebe, até a nível científico. O que acontece, muitas vezes, em casais com longos anos de relação é que este toque deixa de existir e, aqui, ele funciona como um excelente lembrete do amor e carinho que têm um pelo outro. Dá a mão ao teu companheiro, abraça-o e toca-o na perna por exemplo.

       5. Vão a um encontro.

Este, infelizmente, é outro erro comum em relacionamentos mais antigos: deixar de dedicar tempo à relação. Um casal precisa de romantismo no seu relacionamento e, acima de tudo, precisa de ter tempo dedicado um ao outro. Sem dúvida que este tempo pode ser trabalhado entre quatro paredes, mas a verdade é que sem sair do próprio espaço torna-se difícil que não existam distrações. Durante um encontro, que neste caso é um momento específico que o casal tira para se dedicar apenas a si, não há crianças, não há telefones, não há televisão – há apenas o desfrutarem um do outro.

Outra excelente adição que podes fazer à tua relação é o Código do Amor. Neste curso, ajudo-te a perceberes como criar a tua relação de sonho sem teres de envolver o teu parceiro no processo. Educares-te sobre relacionamentos e sobre como lidar com o teu companheiro é o segredo para uma relação saudável e pode ser a chave para salvar a tua relação. Não percas mais tempo e junta-te a mim! 

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print

Deixe uma resposta