fbpx

DESCOBRE O ENEAGRAMA E GANHA RELACIONAMENTOS MAIS INTENSOS - Parte 1

Como demonstras o teu amor? Como gostarias que os outros mostrassem o seu amor por ti? Neste e em mais dois artigos falarei sobre o amor dos Tipos do Eneagrama. Conheceres o teu perfil e o do teu parceiro pode melhorar muito os teus relacionamentos – sejam eles românticos, familiares ou de amizade. Afinal, como podemos amar e respeitar alguém e não o compreender?

Hoje falarei dos perfis do grupo dos Instintivos (tipos 8, 9 e 1), que são motivados pela energia da acção e do impulso. Nos próximos artigos falarei dos outros perfis, nomeadamente os Mentais (tipos 5, 6 e 7) e os Emocionais (tipos 2, 3 e 4).

Trabalhar com o Eneagrama ajuda não apenas ao auto-conhecimento, mas também a entender melhor os outros. 

Portanto, antes de falar nos tipos de personalidade, convido-te, se ainda não o fizeste, a conheceres o teu perfil de personalidade segundo o Eneagrama. É um teste totalmente gratuito que te vai ajudar a que tenhas uma melhor base para compreenderes não só quem tu és mas também tudo aquilo que vais ler já de seguida. Não percas mais tempo e faz o teu teste AQUI.

 

Os Tipos e o Amor – OS INSTINTIVOS

Tipo 8: O Confrontador

Os Confrontadores são sempre directos, francos e responsáveis. Assim como são fortes, protectores e sinceros, mas também podem ser egocêntricos e dominadores. Os Confrontadores sentem que precisam de controlar o seu ambiente, especialmente as pessoas com as quais interagem.

Os Tipos 8 tendem a falar de forma muito assertiva. Assim, precisam de alguém que não assuma automaticamente a sua forma de falar como um ataque pessoal mas sim que consiga perceber que essa é a sua forma de ser.

“Eu não estou com raiva, sou APAIXONADO!” é uma frase comum para líderes.

Sob stress os Confrontadores podem-se tornar arrogantes e controladores, pois sentem que precisam de lutar para que as coisas aconteçam. Nesses casos podem ser difíceis de lidar. Quando um perfil Tipo 8 perde a paciência, grita e amaldiçoa.  Necessita de alguém que entenda que a sua personalidade é assim mesmo.

Os Confrontadores precisam de alguém que reconheça e veja o seu lado vulnerável e sensível, apesar do excesso de assertividade.

Então, se o teu parceiro é um tipo 8, lembre-o de que é amado e de que realmente se importa com ele. Isso permitirá que seja mais brando.

Uma vez que  tendem a afastar sentimentos considerados de fraqueza ou vulnerabilidade e temem emoções  (ex. tristeza, fraqueza, indecisão,
carência ou deficiência), é importante que lhe transmitas a noção de que, ao demonstrarem esses sentimentos continuam sendo admirados. Deixa claro que os aprecias quando conseguem demonstrar o lado mais sensível das suas
personalidades e, que nem sempre é necessário demonstrar a força. Dessa forma poderão relaxar e apresentar o lado verdadeiramente carinhoso da sua natureza.

Tipo 9: O Pacificador

Os Pacificadores são ouvintes receptivos, solidários e de boa índole. Como têm pavor de confronto, tendem a agradar às pessoas para evitá-lo. Porém, por ser difícil agradar a todas as pessoas, muitas vezes são julgados como indecisos ou sem iniciativa.

Os Tipos 9 também podem ser demasiadamente sensíveis, então, precisam de alguém que esteja ciente desse facto.

Para aqueles com uma personalidade mais semelhante ao Confrontador, pode parecer que estar com um Pacificador seria uma tarefa difícil, mas a verdade é que os Pacificadores têm uma capacidade extraordinária de reconhecer todos os lados de um problema.

Estes também podem assumir a responsabilidade pelas suas próprias acções com maior facilidade do que outros tipos de personalidade.

Os Tipo 9 são parceiros fantásticos, pois estão sempre aptos a acompanhar o fluxo e estão praticamente prontos para o que der e vier.

Assim, se o teu parceiro for Tipo 9, ajuda-o a posicionar-se e a dizer o que pensa. Para um pacificador é importante aprender a colocar-se em primeiro lugar e a dizer não em alguns momentos. Se conseguires perceber isso, terás um companheiro carismático e compreensivo.

Tipo 1: O Perfeccionista

No amor, o Perfeccionista precisa de ter a certeza de que é apreciado apenas  pelo que é. Essa garantia é tão necessária quanto a alimentação ou a água. Isso porque o Perfeccionista é muito duro consigo mesmo.

É mais provável que um Perfeccionista se sinta atraído por alguém que valorize os seus bons conselhos e que assuma a sua parte do trabalho no relacionamento.

Um Perfeccionista não gostaria de fazer tudo sozinho e não permitiria que esse tipo de dinâmica doentia existisse em nenhum dos seus relacionamentos. Afinal, ele é um Perfeccionista!

O lado benéfico de estar em parceria com um Perfeccionista é que estão mais dispostos a perdoar do que o nome sugere.

Embora,  não perdoem sem um bom, sincero e bem estruturado pedido de desculpas.

Portanto, se o teu parceiro é Tipo 1, se perceberes que está stressado e, portanto, fora de controlo, em vez de terminares a conversa numa disputa de gritos, observa se estará sobrecarregado. Em caso positivo, podes-o ajudar, mostrando o que está a funcionar no teu mundo e como é possível dividir tarefas em pequenos pedaços para que as coisas pareçam certas e mais simples de serem geridas.

Mostrar-lhe o que está a funcionar, certamente ajudá-lo-á a se centralizar novamente e a se sentir mais conectado e presente.

Lembra os Perfeccionistas, quando estiverem abertos a escutar-te, de que a natureza fundamental de tudo é inerentemente perfeita e incentiva-os a encontrar a perfeição na imperfeição da vida.

Como podes verificar, existem muitas formas de demonstrar e viver o amor.

O conhecimento do Eneagrama é uma ferramenta poderosa que bem utilizada pode fazer do teu relacionamento um momento de paz, amor e harmonia. Hoje apresentei o amor nos tipos 8, 9 e 1. Fica atento ao próximo artigo onde irei abordar os aspectos mais relevantes dos perfis Mentais: 5, 6 e 7.

—-

Já conheces o Eneagrama? O curso Eneagrama Essencial ajuda-te a entrares neste mundo fantástico do auto-conhecimento. Se desejas melhorar significativamente a tua vida, as tuas escolhas e as tuas relações, convido-te a te inscreveres AQUI.

 

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print