fbpx

DESCOBRE O ENEAGRAMA E GANHA RELACIONAMENTOS MAIS INTENSOS - Parte 2

Como podemos amar e respeitar alguém sem, de facto, ainda não entendê-lo?

Muitas vezes, lutamos para entendermos as pessoas mais próximas de nós – os seus comportamentos ou as suas prioridades. A realidade é que existem muitos pontos de vista diferentes no mundo. Frequentemente, podem surgir conflitos ou tensões nos relacionamentos quando tentamos comunicar, ou apoiar alguém da maneira que preferimos, enquanto o que de facto precisam é de uma abordagem completamente diferente, mais ligada ao seu tipo de personalidade.

Neste aspecto, conhecer o Eneagrama ajuda imenso a compreender melhor os outros. Começar a entender essas diferenças já pode fazer uma grande mudança nos relacionamentos. Esta é a proposta deste e de mais dois artigos. No artigo anterior dei-te a conhecer as características emocionais dos perfis ligados ao grupo dos Instintivos. Neste artigo abordaremos os perfis ligados ao grupo dos Mentais (perfis 5, 6 e 7). Fica atento ao próximo artigo referente ao grupo dos Emocionais (perfis 2, 3 e 4).

Porém, antes de falar nos tipos, convido-te, se ainda não o fizeste, a conhecer o teu perfil de personalidade do Eneagrama. É um teste totalmente gratuito que te vai ajudar a que tenhas uma melhor base para compreenderes não só quem tu és, como o que vais ler de seguida.

Faz o teu teste aqui.

Os tipos de personalidade e o amor – os Mentais

Tipo 5: O Observador

Os Observadores são pensadores analíticos qualificados, com uma sede por conhecimento acima da média e uma disposição para a introversão. Quando relaxados, são perspicazes, inovadores e capazes de entender os padrões das coisas, tornando-os bons na resolução de problemas. Como os Tipos de Personalidade Cinco podem-se tornar hiperativos e dispersos, podes lembrá-los gentilmente de se concentrarem no problema em questão.

Quando stressados, podem ser secretos, isolados, mesquinhos e avessos ao risco. Além disso, tendem a afastar-se da realidade para conceitos, mundos mentais e indecisão quando stressados; podes lembrá-los de  se conectarem com os próprios sentimentos e com o seu eu interior mais profundo.

Se o teu parceiro é um tipo 5 não tentes forçá-lo a ir a lugares que exijam muita interacção social: festas lotadas, ambientes barulhentos ou basicamente qualquer lugar no qual fique desconfortável. Outro aspecto importante:  precisa de alguém que seja um bom ouvinte, pois fica mesmo irritado por ter que repetir o que já havia dito. Isso ocorre porque para um Tipo 5 é preciso muito esforço para colocar os seus pensamentos em palavras. Ao ouvi-lo enquanto descreve a sua experiência interior, validas a sua autoestima, assim sentir-se-á menos sozinho e isolado. 

Por fim, se és parceiro de um Observador, lembra-te de que, se parecer distante, provavelmente está desconfortável. Os Observadores precisam de tempo e espaço para processarem as suas emoções, portanto, não lhes tentes extrair nada. Virão a ti quando estiverem prontos.

Tipo 6: O Precavido

Os Precavidos são extremamente confiáveis, responsáveis ​​e leais aos seus amores, amigos e familiares. Quanto aos seus comportamentos, estes variam da introversão e cautela a extroversão e confronto.

Por terem tendência a fugirem do risco, precisam de um empurrão suave e optimista em direção a novas experiências.

Como são gregários, se não encontrarem um grupo para participar certamente ajudarão a criar um, no qual  possam apoiar outras pessoas.

Quando relaxados, envolvem-se, são leais, responsáveis e comprometidos com as organizações que sentem afinidade e respeito. Quando stressados, podem ficar ansiosos, irritados, covardes e desconfiados.

Se o teu parceiro é um tipo 6, lembra-o de que te preocupas com o seu bem-estar. Um Precavido ficará mais relaxado e optimista quando se sente, de facto, num relacionamento amoroso. Portanto, deixa claro que estás empenhado no relacionamento.

Um Precavido precisa de alguém que não reaja negativamente às suas reações exageradas de ansiedade. Assim, é mais provável que um Precavido tenha um bom relacionamento com alguém que resolva os problemas em parceria, pois precisa conversar sobre as coisas enquanto avalia os prós e contras de todas as situações.

Uma dica: como têm a tendência de tornarem-se dependentes de algo fora de si para orientação, podes encorajá-los a encontrarem uma forma de aceder à sua sabedoria interior, talvez por meio de contemplação ou meditação diária.

Tipo 7: O Entusiasta

Os Entusiastas são pessoas bem-dispostas e optimistas, ansiosas por dar a sua melhor contribuição para o mundo. Têm a coragem de experimentar coisas novas e um senso de estilo único. São estimulantes conversadores e necessitam de alguém que os possa acompanhar.

Quando crianças, anseiam pelo tipo de liberdade que terão na vida adulta e, ao terem essa desejada liberdade, jamais aceitarão que seja comprometida. Portanto, o parceiro ideal de um Entusiasta será alguém que respeite a sua independência, que não lhe queira colocar rédeas e que não se apegue demasiado.

Quando estão relaxados, os Entusiastas são versáteis, divertidos, criativos e inspiradores. Contudo, quando ficam stressados, podem ser distraídos, dispersos, invejosos, incoerentes ou envolverem-se com mais compromissos do que os muitos já aceites.

Se o teu parceiro é um Entusiasta pode realmente crescer quando desacelerar e definir as coisas mais essenciais a serem realizadas. Portanto, embora possa desejar o novo e o emocionante, incentiva-o a encontrar a beleza no momento presente e não em se apressar em mudar tudo. Como os Tipo 7 são naturalmente optimistas e amam um desafio, se sentirem que realmente te importas, a tendência é quererem fazer as coisas acontecerem. Isso permitira-lhes trabalhar no sentido de concluírem projectos e actividades.

Existem diversas formas de sentir, demonstrar e viver o amor. A cada tipo de personalidade cabe um pormenor. Quando conheces bem o teu parceiro, podes ajudá-lo a crescer, sem que com isto não deixes para trás o teu próprio crescimento. O autoconhecimento e o conhecimento do teu parceiro através do Eneagrama é uma ferramenta fantástica para que os relacionamentos sejam apaixonados, harmoniosos e duradouros.

—-

E tu, já conheces o Eneagrama? O programa Eneagrama Essencial ajuda pessoas que desejam iniciar neste mundo fantástico do autoconhecimento. Se desejas melhorar significativamente a tua vida, as tuas escolhas e as tuas relações, convido-te a realizares a tua inscrição aqui.

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print