CONVERSAS DE PAIS E FILHOS

Desde o início da nossa da nossa existência que o comunicar é o grande motor da evolução das relações. Comunicar significa transmitir uma mensagem entre pessoas que conheces o significado daquilo que se diz e daquilo que se faz. O significado das ideias, dos sentimentos e das experiências. No fundo, comunicar é um mecanismo essencial através do qual as relações humanas existem e se desenvolvem.

Entre os horários de escola e de trabalho, reuniões, trabalhos de casa, trabalho fora de horas e toda uma rotina diária com agenda cheia tanto para os pais como para os filhos, a verdade é que o tempo de qualidade que têm para estar juntos muitas vezes é escasso e fica comprometido.

Se vos perguntar sobre o tipo de conversas que têm com os vossos filhos, tenho a certeza que mais de 50% irá responder que conversam sobre a escola e, a verdade é que no universo dos nossos pequenos existe muito mais para além disso.

Comunicar é muito mais do que falar.

Comunicar tem como propósito transmitir ideias, ideias que possam ser compreendidas e vividas no modelo do mundo da outra pessoa. E, para isso, é tão ou mais importante falar como escutar.

O silêncio é das armas mais poderosas na comunicação. Se, muitas vezes, em vez de falarmos com os nossos filhos, os escutássemos. Ou seja, usássemos o silêncio a nosso favor, a nossa comunicação seria bem mais eficaz.

A forma como os filhos interagem connosco explica ainda mais sobre nós. Como nós enquanto pais e como consequência, como nós enquanto líderes e seres humanos está registado na qualidade da nossa relação.

A verdade é que falar sobre as nossas experiências permite aproximar-nos mais dos nossos filhos, pois tornar-nos, enquanto pais, mais humanos e próximos da realidade deles.

A falta de empatia é uma das principais causas das zangas durante as conversas entre pais e filhos. Lembra-te sempre que são gerações diferentes e que eles vivem num mundo que não é igual ao teu quando tinhas a idade deles. Então, por estes fatores, tentar fazer com que eles vejam a tua realidade de há 30 anos atrás é muito difícil. Não julgues os seus pensamentos, fazem parte do “mundo moderno” em que vivem.

Eu sou aquele pai que defende a ideia de que os pais não são amigos. E isto acontece porque, enquanto educadores, temos o dever mostrar quais são os limites da vida. Que nem sempre vale tudo, mas que independentemente das decisões que eles tomem, enquanto pai, estarei sempre de braços abertos.

Os filhos não vão querer falar sobre tudo connosco – principalmente na fase de adolescência – e isso deve ser respeitado, sempre com a certeza de que, enquanto pais, temos sempre abertura para que possam falar connosco sobre aquilo que sentem e que estão a passar.

A Certificação Eneacoaching tem tudo o que necessitas para te tornares num Coach profissional, construíres a tua carreira e uma agenda sempre cheia. No Instituto Eneacoaching usamos uma abordagem única tendo como base a metodologia de 9 Passos e Eneagrama que foi estudada e desenvolvida ao longo de mais de 15 anos de carreira em diversas áreas do coaching. Reserva o teu lugar na próxima turma 👉 https://pt.eneacoaching.com/certificacao

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print

Deixe uma resposta