fbpx

CONHECE O ENEAGRAMA E ESCOLHE A TUA PROFISSÃO – Parte 3

Este é o último artigo da série «profissões». Ao longo destes três artigos, viste como o conhecimento do Eneagrama pode dar-te uma imensa ajuda no momento de escolheres a primeira ou uma nova carreira profissional.

Nos artigos anteriores foram apresentadas as sete melhores profissões para os perfis do grupo dos Instintivos (tipos 8, 9 e 1), que são motivados pela energia da acção e do impulso, assim, a tomada de decisão e a acção, muitas vezes, antecipam-se ao planeamento.

Também foram apresentadas as sete melhores profissões para os perfis do grupo dos Mentais (tipos 5, 6 e 7), motivados pela energia do medo, e este proporciona uma enorme capacidade de antecipação, previsão e planeamento, assim, observam o mundo da forma mais racional possível.

Nesta publicação, apresentarei as sete profissões relacionadas com as principais características dos perfis de personalidade dos Emocionais (tipos 2, 3 e 4). Motivados pela energia da emoção, os emocionas têm uma maior capacidade de perceber e valorizar os desejos e as emoções dos que estão ao seu redor.

Conhecer o nosso perfil de personalidade, com os seus pontos fortes e as fraquezas, é um caminho ímpar no processo de mudança interior, seja uma mudança profissional ou não.

Antes seguires na leitura, convido-te, se ainda não o fizeste, a conhecer o teu perfil de personalidade do Eneagrama. É um teste totalmente gratuito que te vai ajudar a que tenhas uma melhor base para compreenderes não só quem tu és, como tudo aquilo o que escrevo. Por isso, não percas mais tempo e faz o teu teste aqui.

 

As melhores profissões para os Perfis Emocionais

Tipo 2, o Prestativo.

As personalidades do tipo 2 são envolventes, atentas às necessidades das outras pessoas e possuem uma imensa habilidade nas relações interpessoais. Outros pontos fortes do tipo 2 são a empatia, o carisma, o entusiasmo e a generosidade.  

Assim, não surpreende que o tipo 2 naturalmente se destaque ao trabalhar com outras pessoas, especialmente em capacidades orientadas a serviços. Eles estão no mundo para causar impacto e compartilhar o seu amor efusivo com os outros. Abaixo estão as sete profissões nas quais esse tipo de personalidade seria particularmente feliz:

  1. Professor

É natural que um tipo 2 se sinta atraído por carreiras na área da Educação, nas quais poderá estabelecer conexões significativas e cara a cara com as pessoas que estão a ajudar e a orientar diariamente.

  1. Psicoterapeuta

Empático acima de tudo, o tipo 2 é o candidato ideal para uma carreira em psicoterapia, na qual a sua natureza sincera e compassiva, e a vontade de mergulhar profundamente no emocional de outras pessoas estarão bem colocadas.

  1. Doula

Um/a doula fornece apoio físico, emocional e informativo às mulheres antes, durante e após o parto, mas também existem outros tipos de doula, a incluir aquelas que fornecem apoio durante abortos e processos de luto. A natureza infinitamente cuidadosa do tipo 2, torna-o ideal para qualquer um desses caminhos.

  1. Gestor de instituições sem fins lucrativos

O tipo dois é conhecido por ter duas (ou 20) causas sociais sobre as quais se sente profundamente sensibilizado, além de um enorme desejo de resolver os problemas do mundo. Ao fundar ou gerir uma organização dedicada a resolver esses problemas, o tipo 2 pode encontrar a satisfação plena em sentir-se conectado a uma causa que ajuda aos outros.

  1. Assistente Social

Uma carreira no Serviço Social faz todo o sentido para um tipo 2, permitindo que ajude as pessoas da maneira a que os outros perfis não podem.

  1. Político

O tipo 2 não é necessariamente o tipo de personalidade que parecerá mais atraído por uma carreira política. Mas, talvez, seja o tipo de político que o mundo mais precisa. Motivado por um desejo genuíno de ajudar os outros e alcançar o bem maior, a política é uma área em que o tipo 2 pode alcançar uma mudança abrangente e verdadeira, ajudando os mais necessitados.

  1. Coach

A atitude «nós podemos fazer isso – eu vou ajudar-te!», do tipo 2, bem como a propensão a dar conselhos, significa que ele se destacaria no trabalho como Coach. Com a capacidade de estar no lugar dos outros e intuir as suas necessidades e motivações mais verdadeiras, a empatia cria uma ferramenta maravilhosa nesse campo de carreira, e o tipo tem isso de sobra.

Tipo 3, o Bem-sucedido

As pessoas que se identificam com a personalidade Tipo 3 são destemidas, determinadas, eficientes e extremamente focadas em objectivos e resultados. Os seus pontos fortes ainda envolvem o optimismo, a autoconfiança, a automotivação e a dedicação. Como são hábeis negociadores, têm muita facilidade em destacarem-se nas carreias que envolvam este tipo de competência. Das diversas profissões que podem dar o sucesso a um tipo 3, destaco sete, nomeadamente:

  1. Advogado

Os Tipo 3 são óptimos advogados por causa do desafio intelectual proposto pela carreira. Um trabalho no campo jurídico também permite que eles tenham uma influência global usando uma maneira macro de pensar e uma abordagem mensurável.

  1. Agente

As personalidades do tipo 3 se saem bem como agentes – seja literário, imobiliário, desportivo, etc. A responsabilidade de agir em nome de outra parte permite canalizar a sua energia de «artista» e coloca o desafio apropriado para os tipos 3 que desejam ter um papel activo na consecução de um determinado objectivo.

  1. Executivo

Ser executivo significa ter de executar acções arrojadas, fazer chamadas à acção ou criar planos de ataque. Para um tipo que gosta de assumir o comando, essa carreira dá-lhe o poder – e a exigência – de atingir e exceder agressivamente os seus objectivos.

  1. Treinador desportivo

Os treinadores podem não jogar, mas têm a última palavra na maneira como a partida é jogada. Isso é um aliado do tipo 3, porque permite que eles assumam o controlo, deleguem acções, além de dar-lhes a oportunidade de testemunhar a progressão ou regressão do sucesso de uma equipa.

  1. Jornalista

O trabalho de um jornalista é ter informações privilegiadas sobre o que é bom, o que há de novo e o que está a acontecer, para que todos possam saber o que está a ocorrer. Portanto, uma carreira no jornalismo dá aos tipos 3 a autoridade e a popularidade de que precisam para se sentirem realizados e validados.

  1. Actor

Uma carreira nas artes requer desempenho e conquista, que são basicamente a energia do tipo 3 na sua essência. Actuar é um caminho, mas o tipo 3 também pode prosperar em outros papéis baseados na performance, como cantar, dançar e comédia stand-up. Além disso, uma ovação de pé é apenas a validação que eles precisam para continuarem a sua jornada.

  1. Produtor artístico

A responsabilidade de um produtor é supervisionar a produção de música, ou teatro, ou filme, entre outros. Eles apreciam a oportunidade de se envolverem na construção, direcção e entrega de uma obra de arte e obtêm a sua validação do envolvimento do público que vem depois.

Tipo 4, o Romântico

As pessoas com personalidade do tipo 4 usam as emoções no quotidiano muito mais do que os outros tipos, pois elas são o seu mecanismo essencial de aprendizagem sobre si e sobre os outros ao seu redor.

Assim, os do tipo 4 são emotivos, idealistas, exigentes, incentivadores, expressivos e intensos. Nos seus pontos fortes ainda se destacam a criatividade e a veia artística.

Com esses atributos, existem várias profissões nas quais o tipo 4, muito criativo, é excelente. Mas aqui estão sete para começares a pensar.

  1. Músicos

As personalidades do tipo 4 são tão criativas que é natural que sejam óptimos músicos. Eles têm ouvidos e são hábeis em criar o que quer que seja.

  1. Poetas

Como as personalidades do tipo 4 são muito introspectivas, a sua criatividade flui de dentro. Como tal, eles fazem poetas talentosos.

  1. Jornalistas

As personalidades do tipo 4 são excelentes jornalistas, pois possuem habilidades criativas de escrita e também podem simpatizar bem com fontes, portanto, estabelecer relacionamento. Eles saem-se melhor quando relatam tópicos sobre os quais são apaixonados.

  1. Activistas

Novamente, como as personalidades do tipo 4 são muito empáticas, elas preocupam-se profundamente com os outros e com as causas. Eles usam vários meios criativos, música / jornalismo / arte de rua /, etc. para lutar pelo que acreditam.

  1. Pintores

As personalidades do tipo 4 são absolutamente criativas e, portanto, produzem pintores qualificados. Eles também são pessoas de inspiração fácil, o que ajuda a alimentar as suas carreiras de pintura.

  1. Designers gráficos

Os designers gráficos precisam entender as pessoas (os seus clientes) e depois trabalhar com elas para criar designs únicos que contam histórias. Não há melhor tipo de personalidade para fazer exactamente isso do que o tipo 4.

  1. Chefs

Cozinhar é uma saída criativa para muitas pessoas. Também é terapêutico para pessoas introspectivas que valorizam o seu tempo a sós. Como tal, as personalidades do tipo 4 formam chefs talentosos.

Neste último artigo da série «profissões» apresentei as carreiras mais alinhadas aos tipos Emocionais (2, 3 e 4) do Eneagrama. Cada perfil, a levar em conta as suas forças e também as suas fraquezas, estará mais confortável e, consequentemente, mais feliz a desenvolver-se em carreiras alinhadas à sua forma de ser e estar no mundo.

Viste neste artigo, que um tipo 2 pode ser um Assistente Social comprometido com o bem comum; um tipo 3 pode ser um produtor artístico de sucesso e um tipo 4 um talentoso e consagrado chef de cozinha, por exemplo. Como já foi dito e é sabido, acredito que todos nós temos múltiplas capacidade e possibilidades, basta acreditar e agir, de forma a desenvolver o nosso melhor potencial.

O estudo a sério da tua personalidade, obtido através do Eneagrama, de certeza ajudar-te-á na busca dos melhores caminhos, sejam eles profissionais ou não.

—-

E tu, já conheces o Eneagrama? O programa Eneagrama Essencial ajuda pessoas que se desejam iniciar neste mundo fantástico do autoconhecimento. Se desejas melhorar significativamente a tua vida, as tuas escolhas e as tuas relações, convido-te a realizares a tua inscrição aqui.

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print