fbpx

CONHECE O ENEAGRAMA E ESCOLHE A TUA PROFISSÃO – Parte 1

Escolher uma nova carreira ou decidir qual a mudança que se quer fazer na carreira actual é um tema que merece toda a atenção. Uma vez que todos nós temos diversos talentos e habilidades, as várias possibilidades devem ser muito bem analisadas e o Eneagrama pode ser uma ferramenta valiosa neste processo.

Acredito que o conhecimento do Eneagrama é uma ferramenta que torna possível a escolha de uma profissão que condiz com os pontos fortes de cada perfil de personalidade. Ao fazeres isto, certamente poderás beneficiar dos teus melhores talentos para que possas realizar as actividades profissionais com mais habilidade e, por conseguinte, maior felicidade.

Neste e em mais dois artigos irei relacionar algumas profissões que poderão ser muito bem desenvolvidas por cada tipo de personalidade. O comportamento de cada tipo relativamente ao aspecto profissional pode influenciar no desenvolvimento de uma carreira de sucesso.  Cada perfil de personalidade possui pontos fortes e pontos fracos, assim, ao analisar estes pontos, construí uma pequena lista, com sete profissões por cada tipo.

Hoje falarei dos perfis do grupo dos Instintivos (tipos 8, 9 e 1), que são motivados pela energia da ação e do impulso. Nos próximos artigos falarei dos outros perfis, nomeadamente os Mentais (tipos 5, 6 e 7) e, os Emocionais (tipos 2, 3 e 4).

Antes de conheceres as profissões para cada tipo, convido-te, se ainda não o fizeste, a conhecer o teu perfil de personalidade do Eneagrama. É um teste totalmente gratuito que te vai ajudar a teres uma melhor base para compreenderes não só quem tu és, como tudo aquilo o que escrevo. Por isso, não percas mais tempo e faz o teu teste aqui.

Os perfis de personalidade e as melhores profissões

Personalidade tipo 1, o Perfeccionista.

A personalidade do Tipo 1 tem como pontos fortes o compromisso, a determinação, a disciplina, a organização. São pessoas íntegras, responsáveis. Sempre focados nos processos têm na qualidade e na excelência a sua meta. Com estes atributos, poderão ser bem-sucedidos e realizados com as seguintes profissões:

  1. Professor Universitário – O seu carácter de excelência os permite serem especialistas nas suas áreas, o que lhes permite a ensinar estudantes das licenciaturas e pós-graduação, ajudando os seus alunos a crescerem em carreiras como a sua.
  2. Juiz – Por acreditarem na verdade, sempre querem ser justos, objectivos e éticos: valores primordiais da verdade e da justiça, os tipo 1 podem ser grandes juízes.
  3. Polícia – Novamente, como os tipos de personalidade tipo 1 se preocupam tanto com a manutenção dos padrões, eles são polícias dedicados à defesa da lei.
  4. Especialista em Meio Ambiente – As personalidades do tipo 1 são os tipos reformistas que desejam criar mudanças e saem-se bem em trabalhos que sirvam um propósito – especialmente um propósito pelo qual são apaixonados. Como especialistas em meio ambiente, eles podem ajudar a causar um impacto positivo no mundo.
  5. Ativista – Por serem apaixonados e decididos têm um forte senso dualista (certo e errado), assim estão dispostos a lutar, com toda a sua força, pelo que é certo e pelo que acreditam.
  6. Assistente Social – Os tipos de personalidade tipo 1 são assistentes sociais fenomenais porque desejam ter um impacto na vida dos outros. Eles tendem a ser realistas e conhecerem os melhores próximos passos, e podem ajudar outras pessoas a dar esses passos e mudarem as suas vidas.
  7. Detetive – As personalidades do tipo 1 são obcecadas com a verdade. Como detetives, eles podem gastar o seu tempo procurando por isso.

Personalidade tipo 8, o Controlador

A personalidade do tipo 8 tem como pontos fortes a assertividade e a objectividade. São directos, frontais, autoconfiantes e realizadores. A sua persistência faz com que todo o seu dinamismo seja convertido em sucesso. Em suma, o tipo 8 é uma pessoa decidida, que aceita tomar por sua conta e risco os desafios com que se cruzam ao longo da vida. Diante destas características apresento as sete profissões que podem trazer a realização ao tipo 8:

  1. Ativista – Como as personalidades do Tipo 8 são muito confiantes em si mesmas e nas suas ideias, elas saem-se bem em obter apoio naturalmente. Eles são líderes vocais, portanto são ativistas incríveis.
  2. Militar – Muitas personalidades do tipo 8 são consideradas “corajosas e dispostas a colocar-se em sério risco para alcançar a sua visão e ter uma influência duradoura”, que é o que os militares buscam. De facto, muitos “podem alcançar verdadeiro heroísmo e grandeza histórica”.
  3. Gestor de programas e projectos – As personalidades do tipo 8 são líderes fortes, e os gestores de programas precisam exactamente desta força para liderar programas inteiros e supervisionar várias equipas. As personalidades do tipo 8 tendem a ter uma atitude positiva, característica necessária para esse trabalho.
  4. Executivo – Novamente, como as personalidades do tipo 8 são líderes tão fortes, elas formam executivos naturais. Em síntese: são decisivos e assertivos, duas características que um executivo precisa.
  5. Atleta – As personalidades do tipo 8 tendem a ser altamente competitivas. Como tal, eles formam atletas talentosos, de alta performance.
  6. Vendedor – Como as personalidades do tipo 8 tendem a ser competitivas, funcionam bem em posições de vendas que, com frequência, têm uma alta concorrência.
  7. Diretor – Como líderes naturais, as personalidades do tipo 8 tornam-se diretores ideais, que podem tomar decisões com atitude e paixão.

Personalidade do tipo 9, o Pacificador

Com uma fantástica capacidade diplomática, a personalidade do tipo 9 tem como pontos fortes a flexibilidade, a calma e a compreensão. São pessoas afáveis, carismáticas, cordiais e muito pacientes. É um óptimo mediador, uma vez que o seu objectivo maior é promover um ambiente de harmonia entre todos. Em face a estas características, o tipo 9 poderá ser muito bem-sucedido como:

  1. Instrutor de Yoga e Meditação – Como as personalidades do tipo 9 geralmente estão muito afinadas com a mente e o corpo, elas podem ajudar a outras pessoas a alcançar a mesma conexão por meio de aulas de ioga e meditação.
  2. Terapeuta Holístico – As personalidades do tipo 9 estão muito em contacto consigo mesmas e têm uma capacidade inata de ouvir os seus corpos, tratar-se e criar estabilidade interior. Como tal, eles são do tipo de cura, mas não no sentido tradicional, medicinal.
  3. Assistente Social – Pela facilidade com a qual os tipos de personalidade do tipo 9 se conectam e curam corações, eles são capazes de se conectar com os outros e ajudar os que estão a lutar de maneira única. Como tal, eles podem ser assistentes sociais carinhosos.
  4. Gestor de Recursos Humanos – As personalidades do tipo 9 são conhecidas por querer manter a paz, a ordem e a harmonia. Os gestores de recursos humanos precisam ser capazes de fazer exatamente isso, com o mínimo de perturbações possível na empresa.
  5. Trabalhador Religioso – As personalidades do tipo 9 tendem a ser pessoas espirituais, interessadas em religião e capazes de ajudar outras pessoas a também explorarem as suas buscas religiosas.
  6. Cuidador – As personalidades do tipo 9 se preocupam muito com as outras pessoas – se não, não seriam tão agradáveis ​​e complacentes o tempo todo. Por esse motivo são cuidadores naturais.
  7. Consultor – Mais uma vez, como as personalidades do tipo 9 se preocupam com os outros e são hábeis em criar estabilidade interior, elas formam excelentes consultores, que podem aconselhar os seus clientes a alcançar um equilibro em qualquer área.

Afinal, qual profissão se deve escolher?

É bom deixar claro que todos nós temos diversos talentos e as mais variadas possibilidades. O conhecimento apresentado neste artigo deve servir como uma bússola para que te possas guiar na busca do que mais se aplica a ti. O importante quando estudamos o Eneagrama é a possibilidade de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal que este conhecimento pode trazer-te.

Ao mergulhar no conhecimento trazido pelo Eneagrama, ficarás ciente das tuas forças e fraquezas. Na escolha de uma carreira jogue com os teus pontos fortes, e, certamente, encontrarás sucesso e o objectivo na vida que procuras.

Portanto, sejas tu um Professor, Terapeuta, Assistente Social, Militar, Consultor, entre tantas profissões citadas neste artigo, elas só serão válidas se lhes colocares todo o teu empenho e sabedoria. Do lado de cá só te posso desejar uma feliz jornada.

—-

E tu, já conheces o Eneagrama? O programa Eneagrama Essencial ajuda pessoas que se desejam iniciar neste mundo fantástico do autoconhecimento. Se desejas melhorar significativamente a tua vida, as tuas escolhas e as tuas relações, convido-te a realizares a tua inscrição aqui.

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print