COMO TORNAR UMA RELAÇÃO MAIS FORTE?

Ao contrário do que possas pensar, qualquer relação tem espaço para crescer. Podemos estar numa relação feliz e saudável e, ainda assim, termos espaço para melhorar e para nos fortalecermos enquanto casal.

Existe a ideia errada de que, quando passamos para a fase do amor num relacionamento, deixa de haver a necessidade de trabalhar – e é esse também o motivo pelo qual tantos casais se separam. Uma relação é um trabalho conjunto, que precisa de ser trabalhado de forma contínua, para que o laço não se perca e para que a relação seja vivida com a mesma intensidade, carinho e amor do primeiro dia. No artigo de hoje, quero partilhar contigo 5 dicas para tornar a tua relação (ainda!) mais forte.

5 dicas para um relacionamento mais forte e saudável

Trabalha no teu autoconhecimento. Ao contrário do que possas pensar, o trabalho que fazes em ti mesma tem um enorme impacto na tua relação. Quanto melhor te conheces, melhor consegues perceber aquilo que queres para ti e como podes melhorar a tua relação com os outros, o que significa que ganhas ferramentas para trabalhar possíveis inseguranças, desconfianças e até “fantasmas anteriores” que possas estar a trazer para a relação. Quanto melhor estiveres contigo mesmo, melhor estarás na relação.

Tenham conversas íntimas. Deixem as conversas de circunstância para as pessoas estranhas e tenham conversas íntimas e profundas, onde abram espaço para falar sobre tudo aquilo que vos entusiasma ou assusta, sem qualquer tipo de julgamentos. Falem sobre as vossas aspirações, o vosso passado, as vossas expectativas, a vossa vida em comum e permitam-se a ter inclusive aquelas conversas “parvas”, que só quando estamos apaixonados parecem ter sentido.

 

Tirem tempo para a vossa relação. Este é um dos erros da maioria dos casais de hoje em dia: não se comprometerem com a relação da mesma forma que se comprometem com as suas tarefas ou com o seu trabalho. A relação também precisa de tempo e de momentos a sós para estar saudável – aliás, é exatamente nesse momento que se estreitam e criam ligações mais fortes. Esta prática é, inclusive, ainda mais importante quando os casais têm filhos. Porquê? Porque, depois dos filhos, a relação amorosa e intíma entre parceiros tende a ser colocada em segundo plano e, na maioria das vezes, este cenário nem sequer está relacionado diretamente com os filhos, mas sim com os processos necessários para cuidar dos filhos. De repente, o casal vê a sua vida quase limitada aos automatismos do dia a dia (quem vai buscar as crianças, quem faz o jantar, quem é que lhes lê a história ao deitar, etc.) e esquece-se que havia uma relação antes do nascimento das crianças.

Mostra afeto. Mostra ao teu companheiro que ele é amado e investe em mostrar afeto, seja através do toque, seja através da própria dedicação que colocas na relação. A verdade é que, muitas vezes, temos esta ideia de que as pessoas já sabem que nós os amamos e esquecemo-nos que as nossas ações devem refletir esse sentimento. Surpreende o teu companheiro com gestos de amor e carinho, coisas simples como levar-lhe o pequeno-almoço para a cama ou convidá-lo para jantar, e vais ver a relação a fortalecer-se. Ah, e uma dica extra: evita guardar estas surpresas apenas para dia especiais. Sai fora da caixa e transforma uma típica quarta feira num momento diferente entre ambos.

Responsabiliza-te. Quanto existem conflitos na relação, tenta perceber também que impacto podes ter tido para esse mesmo conflito. Infelizmente, temos muita tendência a colocar a culpa no outro ao invés de tirarmos um tempo para realmente refletir naquilo que podia ter sido feito da nossa parte para evitar ou melhorar aquele conflito.

Depois destas dicas, é fácil perceber qual é o segredo para uma relação forte e saudável: investir nela. Quanto mais empenho, amor, carinho e compreensão colocares na tua relação, melhor vai ser o resultado que vais obter. E, já sabes, se quiseres saber todos os segredos para manteres a chama viva e conexão da tua relação. junta-te a mim no CÓDIGO DO AMOR, o curso que te vai ajudar a viver o relacionamento com que sempre sonhaste. Com o Código do Amor, vais aprender a conhecer-te, a compreender os outros e, acima de tudo, a viver uma relação de sonho, mesmo sem precisares da intervenção do teu parceiro. Não esperes mais e junta-te a nós!

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print

Deixe uma resposta