fbpx

Para de perder o tempo

Não estamos todos absorvidos pelo trabalho, apenas estão aqueles que perdem tempo durante o seu dia. Quantas vezes fazes pausas sem necessidade? Quantas vezes olhas para o telemóvel durante um trabalho ou abres a notificação de uma notícia que acabou de aparecer no canto do teu computador? Quanto tempo passas a procrastinar e a fazer pesquisas que pouco ou quase nada servem para o que estás a fazer no momento? Se queres estar mais tempo fora do trabalho a começar a viver mais, tens de começar a deixar de perder tempo!

Não tenho fórmulas mágicas para otimizar a gestão do teu dia. Na verdade, nem eu, nem ninguém. Elas não existem. Mas tenho dicas fundamentais que te podem ajudar a ser mais focado, ter maior método e que te vão permitir ganhar mais tempo para aquilo que gostas. Toma nota!

  1. Evita hábitos que desperdicem o teu tempo

A tecnologia é a nossa melhor amiga mas a sua utilização em excesso pode-se tornar na nossa pior inimiga. Afasta-te do telemóvel, desliga as notificações das redes sociais no telemóvel. Se isto for uma tarefa que te parece impossível é porque estás na prisão do vício, a minha sugestão é que elimines e desinstales todas as redes sociais do teu telemóvel enquanto trabalhas. Estabelece um horário para verificar o e-mail e não interrompas o que fazes a cada nova notificação. Concentra o teu trabalho num só dispositivo: computador ou telemóvel ou tablet. Trabalha com calma, a pressa é inimiga da perfeição, toma foco no momento e desenvolve o que estás a fazer com calma.

  1. Estabelece um horário de trabalho

Não basta estabelecer um horário das 9h às 17h, é preciso entrar em detalhe maior. Define quanto tempo vais demorar a fazer cada tarefa, quando vais fazer pausas e de quanto tempo são. Parece rígido, sim, mas um hábito é um comportamento repetitivo e, por isso, até integrares esta nova forma de trabalhar, vai sempre parecer rigidez. Não vaciles! Não inicies um dia sem uma to do list e vai riscando á medida que cumpres cada uma. Não termines um dia sem estabelecer as tarefas do dia seguinte.

  1. Tem um bom ambiente de trabalho

Uma secretária arrumada e uma boa postura podem ser verdadeiros aliados quando se trata de não perder tempo. Em cima da mesa não deves ter mais do que o essencial para que as tuas mãos e mente não se ocupem mais do que com aquilo que deve estar a trabalhar. Uma boa postura sentado à secretária também ajuda a manter o foco e a concentração. Assim como um bom calçado e roupa confortável que não te prendam os movimentos.

  1. Avalia o teu desempenho

O teu dia inicia com uma to do list por fazer e deve terminar com a mesma todo do list riscada. Mas será isso que verdadeiramente acontece? Avalia que como está o teu desempenho. Conseguistes terminar tudo o que tinhas para fazer dentro do timing planeado? O que podes fazer para melhorar amanhã? Como podes rentabilizar o teu tempo ainda melhor? Conseguires avaliar o teu

desempenho vai-te dar as respostas necessárias a gerir o tempo com cada vez mais ganho.

Para terminar quero desafiar-te a seguires estas 4 dicas durante 1 mês de trabalho e que registes a melhorias que sentiste ao longo do tempo. Se as seguires tenho a certeza de que as diferenças serão absolutamente positivas! Para de perder tempo!

A Certificação Team Eneacoaching 2.0. é um programa passo a passo, com tudo o que é necessário dominar para ter clientes de coaching com um programa de alto impacto, com uma oferta irresistível e por um valor imbatível. Se sentes que chegou o momento de dares o primeiro passo para a tua transformação pessoal e profissional, sugiro que conheças o nosso programa AQUI!

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print