COMO SABER SE PRECISO DE UM COACH DE RELACIONAMENTOS?

Em todas as relações, nomeadamente nas amorosas, há desafios e fases complicadas. Manter uma relação harmoniosa nem sempre é fácil e, por vezes é muito difícil lidar com o outro, com as suas ações, reações e comportamentos e é cada vez mais comum recorrer a um coach de relacionamentos para encontrar uma solução para este problema.

O que faz um coach?

Antes de percebermos o que é um coach de relacionamentos e como é que fazer um processo de coaching pode ser benéfico para a tua relação, é importante explicar aquilo que é um coach, e distinguir coaching de terapia e mentoria, termos que atualmente ainda são muito confundidos.

O coaching é focado no desenvolvimento de características e capacidades de cada indivíduo. É desenvolvida por um profissional credenciado e tem uma atuação mais ampla, promovendo a evolução contínua do cliente em direção aos seus objetivos, elevando ainda os níveis de competência, confiança e concretização. O que o coach faz, no fundo, é um trabalho holístico, que faz com que o cliente cresca em todas as áreas da sua vida, ainda que chegue ao processo com um objetivo concreto.

Já a mentoria é realizada com o intuito de fazer com que chegues do ponto A ao ponto B de uma forma mais rápida, através da aprendizagem de métodos que te possam acelerar esse percurso. Por norma é realizada por um superior; por alguém que domina essa área e já fez esse percurso. Na área de relacionamentos, os mentores não existem propriamente já que não existem “fórmulas mágicas” para as relações funcionarem. Como cada caso é um caso, é complicado que exista alguém que te consiga fazer melhorar a tua relação sem ter efetivamente conhecimento certificado na área.

Por último, a terapia é um trabalho feito por profissionais de saúde, utilizando os fundamentos da Psicologia, e com o objetivo de cuidar dos problemas físicos e psicológicos do cliente. Foca-se em cuidar da saúde mental e, assim, proporcionar melhorias na qualidade de vida de quem a procura.

O que é um coach de relacionamentos?

Um coach de relacionamentos trabalha questões como o amor próprio, a insegurança, os padrões de relação, os ditos “fantasmas de relações” anteriores e, no fundo, uma série de outros pontos que podem estar incoscientemente enraizados e a interferir no bem estar das relações, impedindo a sua progressão. Ao contrário do que possas pensar, este processo não precisa de ser feito em casal, pode ser feito individualmente.

Isto porque, por norma, nós arrastamos as nossas falhas para as relações e são elas que tendem a afectar a nossa visão daquilo que está efetivamente a acontecer. Um coach de relacionamentos também faz este trabalho – o de trazer mais clareza para aquilo que efetivamente está a acontecer no relacionamento.

Na prática, recorrer a um coach de relacionamentos será sempre benéfico, mas pode ser especialmente útil perante alguns cenários, como, por exemplo,

  • Quando não consegues comunicar sobre os teus sentimentos e, por algum motivo, te sentes ansiosa quando tens de fazê-lo.
  • Quando não consegues ultrapassar a tua relação anterior e trazes constantemente inseguranças para a tua relação.
  • Quando sentes que tu e o teu companheiro perderam a conexão e não sabes como recuperá-la.
  • Quando não existe respeito na vossa comunicação enquanto casal e estão constantemente perante discussões.
  • Quando tendes a perder a autenticidade e a moldar-te ao teu parceiro.
  • Quando tens dificuldade em confiar, independentemente das provas que o teu companheiro te dê.
  • Quando não te sentes amada e te sentes constantemente diminuída pela relação.
  • (…)

 

Esta lista podia continuar, mas aquilo que importa dizer é que um coach de relacionamentos pode ajudar um casal a construir uma relação mais forte, harmoniosa e cúmplice, especialmente o casal precisa de quebrar padrões, resgatar a magia da relação e aprender a se reconectarem. Pode também ser extremamente útil após o término de uma relação, para te ajudar a reencontrar o equilíbrio e a felicidade de estar feliz e saudável contigo mesma.

Caso não queiras optar por este caminho mas ainda assim queiras trabalhar em ti mesma e na tua relação, podes optar por juntar-te ao Código do Amor. Este é o programa em que te vou ajudar a alcançares a tua relação de sonho, sem necessitares da intervenção do teu companheiro. 

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print

Deixe uma resposta