COMO PODES USAR O ENEAGRAMA PARA RESOLVER OS PROBLEMAS DA TUA VIDA?

Já alguma vez paraste para pensar qual é a base da maior parte dos problemas da nossa vida? O que é que gera conflitos com os outros?

Na minha opinião, a larga maioria dos problemas que geramos acontece porque não nos conhecessemos a nós próprios e não compreendermos quem é a outra pessoa, e a verdade é que se conseguirmos trabalhar esses pilares, estamos perante a possibilidade de conseguir comunicar melhor e ter relações mais harmoniosas.

O Eneagrama é uma espécie de mapa, um GPS nas nossas relações. Esta ferramenta define 9 formas base de pensar, sentir e agir, que nos ajudam a compreender como funcionamos, o que está na base dos nossos comportamentos e o que está na base dos comportamentos das outras pessoas. Pegando nesse ponto de partida, neste artigo, quero dizer-te 5 formas de utilizares o Eneagrama a teu favor.

Como é que o Eneagrama pode ajudar-te?

 

Maior autoconhecimento.

Quando olhamos para um determinado acontecimento, nós temos um filtro da realidade. Esse filtro está relacionado com a nossa personalidade. Por exemplo, se eu sou naturalmente perfecionista, o meu filtro vai ampliar defeitos e erros. No fundo, o que quero dizer-te é a nossa realidade é distorcida e que é efetivamente, uma interpretação dependendo daquela que é a nossa visão. O problema é que esta visão própria dificulta a resolução de problemas na nossa vida, e é exatamente aqui que o Eneagrama entra. O Eneagrama pode ajudar-te a ganhar mais autoconhecimento, fazendo com que fiques mais consciente destes filtros, reconhecendo-os e atenuando-os.

Perceber como agimos perante situações de stress.

O Eneagrama é a ferramenta perfeita para te ajudar a perceber como reages sob stress, em momentos em que não conseguimos lidar com as nossas capacidades. A nossa personalidade é composta por um conjunto de virtudes e defeitos e, quando estamos perante situações adversas, avançamos para uma tentativa de descoberta de soluções rápidas. Só que estes movimentos sob stress acabam por nos retirar a nossa energia e o nosso discernimento de observar. Compreendermos o nosso perfil de Eneagrama ajuda-nos a conhecer de forma clara os nossos comportamentos e a observar onde existe espaço para melhoria.

Compreender os outros.

O Eneagrama é essencial para compreendermos que todos têm percepções e visões diferentes. É como se estivesses a ver uma parede branca com um par de óculos azuis e a outra pessoa estivesse a olhar para a mesma parede com uns óculos amarelos. A parede é efetivamente branca, mas tu com os teus óculos achas que é azul e a outra pessoa acha que é amarela. 

Usar o Eneagrama significa compreenderes que a parede pode ser azul porque a tua visão está afetada e teres também a consciência que a outra pessoa pode estar a ver a parede amarela porque também está a ver essa parede com a sua própria interpretação. Esta noção é uma ferramenta poderosíssima para as tuas relações com os outros.

Exigir menos dos outros.

O Eneagrama ajuda-nos também a ajustar as nossas solitações aos outros, ou seja, faz com que tenhamos uma maior consciência daquilo que é possível ao outro. Especialmente em relações amorosas, esta componente do Eneagrama é uma das mais úteis porque, devido à nossa interpretação da realidade, nós tendemos muitas vezes a achar que só porque algo é fácil para nós, é também fácil para o outro, o que pode não ser o caso. Mais: conseguimos pedir aos outros essas solicitações na sua própria linguagem.

Aumentar a nossa influência.

Quando nós conseguimos comunicar no código da pessoa que está do outro lado, de forma a que ela realmente entenda o que estamos a dizer, nós ganhamos a capacidade de conseguir influenciar essa pessoa. O Eneagrama trabalha sobre as motivações base e isso significa que quando usamos o Eneagrama, estamos a trabalhar sobre as motivações intrínsecas do outro, o que faz com que esta seja uma ferramenta excelente em momentos de liderança e de influência, mas que seja também essencial para uma boa gestão das relações.

Tenho a certeza que, nesta fase, já conseguiste compreender o poder do Eneagrama e o quanto ele nos permite compreender-nos a nós próprios e aos outros. Se ainda não conheces o teu tipo e queres ter um primeiro contacto com esta ferramenta, recomendo-te que faças aqui o teste gratuito e que comeces hoje mesmo a utilizar o Eneagrama a teu favor! 

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print

Deixe uma resposta