COMO PODE O ENEAGRAMA AJUDAR-TE NAS TUAS RELAÇÕES AMOROSAS?

Quando abordo o Eneagrama com os meus clientes, especialmente nesta componente de relacionamentos, noto sempre que existe algum desconhecimento no que toca à utilidade nesta ferramenta para as nossas relações. Ao contrário daquela que é a ideia mais comum, o Eneagrama não é exclusivamente para ser utilizado para te conheceres a ti mesma ou para aprenderes como melhorar a tua performance – pode também ser uma excelente ferramenta para melhorar os teus relacionamentos.

O que é o Eneagrama?

Se ainda não estás familiarizado com esta ferramenta, o Eneagrama é uma espécie de mapa, um GPS nas nossas relações. Basicamente, este mapa define 9 formas base de pensar, sentir e agir, que nos ajudam a compreender como funcionamos, o que está na base dos nossos comportamentos e o que está na base dos comportamentos das outras pessoas, o que faz com que não só ganhes uma capacidade de autoconhecimento incrível, como uma compreensão distinta sobre os outros e as suas atitudes. 

A verdade é que nós, no nosso quotidiano, passamos muito pouco tempo a olhar para nós e a analisar-nos. Tendemos a ter o nosso foco colocado nos outros e este é um dos papéis que acho que mais interessantes no Eneagrama – o Eneagrama altera o nosso foco e convida-nos a olhar para nós próprios

Com esta ferramenta, somos capazes de perceber os nossos talentos naturais, as nossas motivações, os nossos defeitos mais intrínsecos, como lidamos com o mundo e passamos, inclusive, a compreender como é que o mundo das outras pessoas e como é que nós podemos interagir com elas da melhor forma.

Eu, pessoalmente, acredito que esta é a chave para um mundo mais equilibrado: conhecermo-nos a nós próprios e às pessoas à nossa volta. Este mundo equilibrado faz parte do mundo com que sonho para os meus filhos, um mundo em que conseguimos melhores relacionamentos, estar investidos no nosso autoconhecimento e focarmo-nos naquilo que é essencial – e é isso que o Eneagrama faz. O Eneagrama dá-nos o conhecimento para podermos ter mais sucesso, seja em que vertente da nossa vida for – e sim, este conhecimento pode ser diretamente aplicado aos teus relacionamentos, permitindo-te viver relações mais harmoniosas e saudáveis.

Como é que o Eneagrama pode ajudar-te nas tuas relações amorosas?

O teu perfil de personalidade influencia a tua perceção dentro da relação. Influencia totalmente a forma como olhas para o outro e, consequentemente, como vês as suas ações, decisões e atitudes dentro da relação. Mais: o teu perfil funciona como uma espécie de defesa, especialmente perante as fragilidades que surgem nas relações, nos momentos em que realmente te apaixonas e mostras o teu eu mais íntimo.

Exatamente por isso, conhecer o teu tipo de personalidade e o tipo do teu companheiro ajuda-te a viver uma relação mais compreensiva. A compreender, no fundo, de uma forma mais gentil a forma como o outro pensa, as suas motivações e as suas bases, o que, consequentemente, faz com que gerir a relação entre ambos se torne mais fácil.

O Eneagrama ajuda-te a mudar o foco; permite-te que, ao invés de te focares nas diferenças, possas focar-te em criar uma admiração profunda pelas características que te completam e complementam. Passas a compreender que a mudança é positiva e que os mecanismos de segurança e de stress do teu companheiro podem, inclusive, vir a adicionar à vossa relação.

 

Como saber o perfil de Eneagrama do meu companheiro?

Após este artigo, é possível que queiras descobrir aquele que é o perfil do teu companheiro, para que possas realmente conhecer a sua visão a um nível mais profundo. É curioso, mas uma das perguntas que mais me fazem é exatamente sobre como conhecer o perfil de outra pessoa e a resposta é muito simples: convide o seu companheiro a fazer o nosso teste de Eneagrama (https://pt.eduardotorgal.com/teste-eneagrama). No nosso site, podem ambos fazer o teste gratuitamente e ter acesso ao resultado. Incentiva-o como algo que é efetivamente importante e que pode ajudá-lo no seu autoconhecimento.

Pode, no entanto, acontecer o teu companheiro não se interessar por fazer o teste. Aí, uma boa opção é perceberes as bases dos nove perfis e focares-te naqueles que sentes que o teu companheiro não é – começares por exclusão. Dentro dos perfis que sobram, tenta perceber quais são as particularidades que definem o teu companheiro mais ao detalhe que outras. Aí sim, focando-te nos perfis que sentes efetivamente que ele pode ser. Depois, partilhando algumas coisas com ele, já acredito que seja simples conseguires cativá-lo a fazer o teste.

Se quiseres saber mais sobre Eneagrama e como aprender como utilizá-lo em benefício da tua relação, sugiro-te que te inscrevas no nosso Club de Eneagrama. Todos os meses, vais ter acesso a novos conteúdos sobre o Eneagrama, a par com aulas ao vivo comigo, para que possas esclarecer todas as tuas dúvidas. Vem juntar-te a esta tribo! https://pt.eneacoaching.com/club-eneagrama

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print

Deixe uma resposta