COMO CADA PERFIL DO ENEAGRAMA MANTÉM O EQUILÍBRIO NO TRABALHO

O nosso equilíbrio constrói-se todos os dias. Conhecer os nossos vícios emocionais, as nossas paixões, as nossas armadilhas mentais, pode ser a chave para transformar defeitos em virtudes, vícios em talentos e em oportunidades.

Uma das formas de conhecermos essas armadilhas é conhecendo os padrões da nossa personalidade e aproveitando a sua forma para crescermos com ela.

Ao longo dos últimos anos, o Eneagrama transformou a minha vida, pessoalmente, profissionalmente, mas também a carreira de muitas pessoas que têm transmitido esta sabedoria. Até hoje formei mais de 400 profissionais nesta área e dei formação a mais de um milhar de pessoas sobre o Eneagrama aqui em Portugal, no Brasil, na Alemanha, em França, um pouco por todo o mundo, através do fenómeno da Internet, também.

O Eneagrama dá-nos este potencial de equilíbrio. Vejamos como isso ocorre em cada um dos perfis.

TIPO 1 – Perfecionista

A autodisciplina natural ajuda a que possas fazer a coisa certa, mas podes deixar um pouco de lado o tempo para relaxar. Então reserva um tempo para relaxar e rir todos os dias.

TIPO 2 – Prestativo

És naturalmente intuitivo sobre as necessidades dos outros, mas às vezes, gastas tanto tempo a apoiar as outras pessoas, que o teu autocuidado fica para segundo plano. Então reserva um tempo para fazer algo que amas, mas que seja para ti.

TIPO 3 – Bem-sucedido

A tua incrível produtividade e capacidade de realizar coisas que os outros valorizam e apreciam, podem dificultar o tempo para descobrir os teus próprios desejos. Então, dedica tempo a pensar o que verdadeiramente desejas.

TIPO 4 – Romântico

Tens uma imensa capacidade de criar e imaginar, mas às vezes falta a autodisciplina para dar vida às tuas visões. A prestação de contas e um cronograma ou um calendário ajudam-te a concluíres tarefas, compartilhar os teus presentes com o mundo.

TIPO 5 – Observador

A tua incrível força de foco perde-se quando não consegues iniciar projetos que inspirem. Encontra um amigo ou colega de trabalho com objetivos semelhantes, de forma que se responsabilize também, por essa iniciativa. Um bom amigo será fonte de conexão e suporte, dando incentivo para divulgar mais as tuas ideias no mundo.

TIPO 6 – Precavido

És brilhante a antecipar e liderar, a partir de um local de apoio, mas podes ficar mentalmente “paralisado”, de certa forma, por procurar demasiados cenários. Então, verbaliza as ideias e projetos com pessoas da tua confiança. Isso vai ajudar-te a manter contacto com as ideias em que acreditas e te incentivar a coloca-las mais em prática.

TIPO 7 – Entusiasta

Então, é importante concentrares-te em fazer uma coisa de cada vez. A produtividade é uma força enorme, mas quando tenta fazer várias coisas ao mesmo tempo, é fácil largar ou esquecer projetos importantes.

TIPO 8 – Confrontador

Em geral, destacas-te pela tua liderança e pelo impacto e, às vezes, podes ignorar a construção de relacionamentos e laços mais sinceros, mais emocionais. Então, usa a tua força para elevar os outros também.

TIPO 9 – Pacificador

É importante fazer uma lista de objetivos e um plano para alcançá-los. O teu dom de criar harmonia, unidade, às vezes faz com que percas o senso de ti próprio, entre o tecido coletivo para algo maior. Separa um tempo todos os dias para autoexploração e execução dos teus projetos, dos teus desejos.

Quando nos conhecemos, descobrimos formas de nos recriar na nossa maior versão.

A Certificação Eneacoaching tem tudo o que necessitas para te tornares num Coach profissional, construíres a tua carreira e uma agenda sempre cheia. No Instituto Eneacoaching usamos uma abordagem única tendo como base a metodologia de 9 Passos e Eneagrama que foi estudada e desenvolvida ao longo de mais de 15 anos de carreira em diversas áreas do coaching. Reserva o teu lugar na próxima turma 👉 https://pt.eneacoaching.com/certificacao

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print

Deixe uma resposta