COMO CADA PERFIL DE ENEAGRAMA REAGE A UMA RELAÇÃO SUFOCANTE

Todos nós gostamos de nos sentir próximos nas nossas relações, mas como tudo, o exagero de algo pode ser o seu pior. Nenhuma relação sufocante é uma relação equilibrada e, cada um de nós, tende a reagir de forma diferente perante esta ameaça da nossa liberdade.

Hoje trago-te a análise destes 9 perfis de personalidade sobre estas respostas automáticas a essa ameaça.

O perfil Tipo 1, o Perfecionista quando esta relação se torna sufocante, ele facilmente ativa o seu sentido critico e se afasta da relação a dois, temendo o envolvimento emocional agindo, por isso, cada de forma mais fria e indiferente.

Em relação ao perfil Tipo 2, o Prestativo, quando está perante uma relação sufocante tende, inicialmente, a desempenhar um papel de cuidador de uma forma mais intensa, deixando-se, claro, ficar para segundo plano e obviamente recomeçando a reclamar de volta o tempo e a energia extra que dedica a esta relação, tornando-se a longo prazo, mais frio e mais intempestivo.

O perfil Tipo 3, o Motivador, tende a focar a energia onde o reconhecimento e a valorização sejam mais evidentes. Por isso, dedica pouco tempo à relação uma vez que esta aparenta ser dada como garantida. Assim, ao mínimo sinal que a relação estiver um pouco mais sufocante, o Tipo 3 não perderá tempo em seguir na direção oposta.

Sobre o perfil Tipo 4, o Romântico, tende a gostar de relações intensas e com entrega. No entanto, assim que dá sinais de sufocante, o Romântico sente que o parceiro pode não estar à altura das suas idealizações e, por isso, é provável gerar pequenas crises emocionais que se irão intensificar, porque irá canalizar toda essa energia para si mesmo.

Em relação ao perfil Tipo 5, o Observador, ele reage muito mal a qualquer intensidade emocional. Por este motivo, desenvolve comportamentos de afastamento emocional na relação, por muito simples que ela seja, preferindo alimentar o seu conhecimento, restabelecendo a sua energia que considera sempre estar em escassez. Tende a criar interações ainda mais frias e distante, quando a relação mostra um certo sufoca, porque isso fazer com que se torne, atualmente, incapaz de acompanhar.

O perfil tipo 6, o Precavido, é naturalmente ansioso e gosta de antecipar todos os cenários. Caso uma relação se torne sufocante, o

Tipo 6 torna-se ainda mais ansioso e acabará por se afastar por sentir que não consegue antecipar outros cenários que levarão a uma relação mais serena no futuro para si e para o seu companheiro ou companheira.

Sobre o perfil tipo 7, o Entusiasta, valoriza mais que qualquer outro perfil a liberdade. Inclusive, é um sinal de alerta, caso sejas um perfil Tipo 7, numa relação, tende a criar relações superficiais por recear perder a liberdade e sente dificuldade em lidar com estas frustrações. Por isso, ele não perderá energia para se dedicar a uma relação que o sufoca e lhe retire a liberdade. Tenderá a fugir rapidamente sem deixar rasto.

O perfil Tipo 8, o Confrontador, numa relação a sua necessidade de controlo afastam-no de uma maior entrega emocional. Assim que se sentir a sufocar numa relação, sentirá automaticamente que não está em controlo, mas sim sob controlo. O que o fará escolher afastar-se de forma brusca e recorrendo à frieza emocional.

Já em relação ao perfil 9, o Pacificador, sempre preocupado na harmonia, precisa de estar atento à necessidade de dizer não. E, por isso, em dificuldade em expressar as suas emoções, prefere viver levemente. Pode correr o risco de entrar numa relação sufocante e, facilmente deixar-se manipular mantendo-se na relação, anulando os seus desejos e necessidades.

Ficou aqui uma visão dos 9 perfis de personalidade na interação das relações sufocantes. No teu caso? Em qual te encaixas?

Se os perfis de personalidade ainda são um mistério para ti, então faz aqui o teu teste de personalidade gratuito e descobre tudo sobre as tuas motivações inconscientes para teres mais controlo nas tuas decisões.

A Certificação Eneacoaching tem tudo o que necessitas para te tornares num Coach profissional, construíres a tua carreira e uma agenda sempre cheia. No Instituto Eneacoaching usamos uma abordagem única tendo como base a metodologia de 9 Passos e Eneagrama que foi estudada e desenvolvida ao longo de mais de 15 anos de carreira em diversas áreas do coaching. Reserva o teu lugar na próxima turma 👉 https://pt.eneacoaching.com/certificacao

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print

Deixe uma resposta