Coach Especialista em Relacionamentos do Canal de Televisão SIC
Casados à Primeira vista
Carro do Amor

Verão é sinónimo de uns dias de férias. Com ou sem motivo o facto é que por esta altura todos os que podem decidem tirar uns dias de férias. Por isso, este é também um momento de família.
Estar de férias significa também ter a oportunidade maravilhosa de estarmos com quem mais amamos na Vida. Esses momentos trazem também a oportunidade de descobrir um pouco mais sobre nossos filhos como eles têm crescido no meio das nossas agendas tantas vezes preenchidas.
Mais tempo juntos em férias significa regra geral mais qualidade e como consequência novas descobertas sobre os nossos filhos, suas formas de ser, de pensar e sentir.
Mas o mais importante nesses encontros na minha forma de ver é descobrir mais como nós, enquanto pais, podemos crescer com essa observação.
Confuso? Eu explico.
A forma como eles interagem connosco explica ainda mais sobre nós. Como nós enquanto pais e como consequência, como nós enquanto líderes e seres humanos está registado na qualidade da nossa relação.
Fica mais perto dos seus filhos e fica atento aos riscos da sua personalidade e às oportunidades de tornar as tuas férias num momento único e de grande crescimento pessoal para ti.
Como receita para as tuas férias deixo aqui alguns alertas consoante o seu perfil de personalidade segundo o mapa do Eneagrama.
Tipo 1 – O Perfeccionista
Riscos a ficar atento: Excesso de critica, rigidez e menor afetividade emocional condicionam a alegria da família.
Risco de fazer da criança um modelo de rigor e competência que tiram sua espontaneidade. Demasiado sério pode cortar o prazer genuíno da criança.
Nestas férias pratica:
Tipo 2 – O Prestativo
Riscos a ficar atento: Esconder os teus sentimentos confunde a criança e leva-a a ignorar os seus próprios sentimentos. O impulso de os proteger em excesso não ajuda a construção saudável da personalidade.
Nestas férias pratica:
Tipo 3 – O Motivador
Riscos a ficar atento: Fica atento/a à tua dificuldade de aceitar os resultados da criança (comparação notas escolares). Isso abala a sua auto-estima.
Não definas objetivos irrealistas para a criança. Aliás, não defina objetivos para as férias. Nas férias permite que não façam nada, além de brincar.
Nestas férias pratica:
Tipo 4 – O Romântico/Idealista
Riscos a ficar atento: A tua tendência a reparar no que falta pode criar instabilidade na família e a quebra de harmonia.
A tua oscilação emocional pode ser confusa para a criança e boicotar a sua alegria mais genuína. A tendência de comparar pode tirar o bem-estar da criança.
Nestas férias pratica:
Tipo 5 – O Observador
Riscos a ficar atento: A dificuldade de expressar as tuas emoções gera sentimento de afastamento com as crianças, que o sentem muitas vezes como ausência.
A tua tendência mais fria pode boicotar os momentos mais íntimos e felizes da família. As tuas necessidades de isolamento podem fazer perder os momentos de família.
Nestas férias pratica:
Tipo 6 – O Precavido
Riscos a ficar atento: O excesso de proteção poderão dar mais trabalho pela altura da adolescência por isso doseia ou corrija a tempo.
A tua ansiedade pode prejudicar o equilíbrio da família. Relaxa. A dificuldade em confiar e a necessidade de testar pode ter impacto direto na criança e nos seus receios.
Nestas férias pratica:
Tipo 7 – O Entusiasta
Riscos a evitar: O excesso de coisas em que te envolves podem fazer faltar tempo para a família. Vive ao ritmo da família e não enchas a tua agenda apenas com os teus prazeres.
O relaxamento e excesso de visão positiva pode dificultar a definição de fronteiras para as crianças. Fica atento e doseia.
Nestas férias pratica:
Tipo 8 – O Confrontador
Riscos a evitar: Quando ficas enfurecido/a pode parecer ameaçador sem que te apercebas. Não condenes a expressividade das tuas crianças e relaxa mais.
A falta de tolerância para o ritmo mais lento pode influenciar a tua dificuldade em aproveitar as férias. Tira férias do teu ritmo frenético. A tua energia intensa pode dificultar a expressão dos sentimentos das crianças.
Nestas férias pratica:
Tipo 9 – O Pacificador
Riscos a evitar: A não imposição e não participação ativa pode dar à criança uma sensação de indiferença. O facto de parecer que as coisas não te incomodam pode dar uma ideia de afastamento.
Avalia se estás a ser demasiado permissivo/a em relação às crianças e aos seus limites.
Nestas férias pratica:
—
A Certificação Team Eneacoaching 2.0. é um programa passo a passo, com tudo o que é necessário dominar para ter clientes de coaching com um programa de alto impacto, com uma oferta irresistível e por um valor imbatível. Se sentes que chegou o momento de dares o primeiro passo para a tua transformação pessoal e profissional, sugiro que conheças o nosso programa AQUI!
Casados à Primeira vista
Carro do Amor
18.000 pessoas gostam disto. Sê o primeiro dos teus amigos.