fbpx

A importância de teres tempo para ti

Por mais que tentes evitar um dia tem apenas 24 horas.

Às vezes, parece que não temos tempo suficiente para fazermos tudo aquilo que queremos e, a verdade, é que as coisas se tornam ainda mais complicadas quando tentamos equilibrar o tempo para nós com o tempo de trabalho. É desafiante, mas não é impossível encontrar uma forma de equilibrares todas as tuas necessidades mantendo as tuas realizações pessoais, estabilidade financeira e conexão com o que se passa à tua volta.

Existe uma tendência geral para colocar o tempo de trabalho à frente do tempo pessoal. É mais natural alguém ficar um bocadinho de mais tempo no escritório a acabar um trabalho e chegar a casa atrasado para jantar, do que alguém deixar um trabalho por fazer para chegar a horas ao jantar. E isto é positivo? Não. Porque é que tendemos a valorizar mais o tempo de trabalho do que o tempo que temos para nós? Por mais que a teoria diga que não, que digamos sempre que “ai valorizo mais o tempo com a minha família”, a verdade é que na prática passamos mais horas a trabalhar do que a ganhar tempo connosco.

A grande desconstrução acontece quando percebes que ao teres tempo para ti, acabas por te tornar mais produtivo. Porquê? Porque efetivamente gozaste a vida. Vê só: nós nascemos para viver, para fazer a diferença na nossa vida e na vida dos outros. Nós nascemos para construirmos uma família, viajar, estudar…no fundo, experienciar a vida! Nós não nascemos para trabalhar e morrer.

Podes questionar: “mas eu preciso de dinheiro para viver e ele não nasce nas árvores”. Eu confirmo-te. É um facto. Mas não deves ser refém dele. Deves focar em construir algo, um trabalho, um projeto…um rendimento que te faça levantar todos os dias a sentires que estás a viver e não a sobreviver. E foi neste ponto que cheguei à minha missão como Coach.

Têm sido anos intensos de trabalho, verdade! Mas eu nunca deixei de tirar tempo para mim, porque sem ele eu nunca teria tido a disponibilidade mental e emocional para me entregar aos projetos que desenvolvo mês após mês.

Não saber quando consegues ter tempo para ti não pode ser uma desculpa, até porque quero partilhar contigo 4 pilares que me ajudam a encontrar mais tempo para mim e que, no futuro, se reflete sempre em mais foco e produtividade no trabalho.

  1. Planeamento

Contratempos acontecem todos os dias, no entanto, isso não pode servir de justificação para não planeares as tuas semanas antecipadamente. Estabelece um determinado horário durante um dia da semana em que te vais obrigar a tirar tempo para ti: ir ao ginásio, ler um livro, fazer meditação, ir nadar…o que tu quiseres! O importante é começares por introduzir na tua rotina atividades que te deem prazer.

     2. Concentra a tua energia

Não interessa se é no carro, no metro, no autocarro ou de bicicleta. Independentemente do meio de transporte que utilizas, a verdade é que ele é um verdadeiro aliado para encontrares um momento para ti onde vais reduzir o teu stress de uma forma saudável. Pode ser a ouvir música, a ler o jornal, a ouvir um programa de rádio ou um podcast. O objetivo aqui é não te envolveres nas redes socias, mensagens ou telefonemas. É um tempo que é só teu!

  1. Sê razoável, mas esforça-te

Nada de grave acontece se houver alguma semana em que não tirares um momento para ti. Não te culpes nem recrimines por isso. Mas nem todas as semanas são de horários loucos com lista de tarefas infinitas. Tudo passa por uma questão organizacional. Sê razoável contigo quando tudo parece estar um caos, mas esforça-te para manteres semanas mais tranquilas e calmas, como a vida deve ser!

  1. Os outros não importam

Tu és quem manda no teu tempo. Não confiras esse poder a ninguém. Se alguém acha que trabalhas pouco, apenas porque não segues um horário tradicional, o problema é dessa pessoa.  Quando colocas nas mãos das outras pessoas o poder de alterar a tua disposição, alterar os teus recursos no teu dia-a-dia, estás a colocar nas mãos deles o poder da tua vida. Sempre que dependes de opinião de terceiros, dependes de um feedback de alguém para te sentires melhor. Não confiras aos outros uma responsabilidade que eles não têm.

 

Ao seguires estes 4 pilares, vais encontrar mais tempo e consequentemente irás ter maior produtividade em qualquer projeto que te queiras entregar. Por isso, quero desafiar-te a seguires estas 4 dicas durante 1 mês e que registes a melhorias que sentiste ao longo do tempo. Se as seguires tenho a certeza de que as diferenças serão absolutamente positivas!

A Certificação Eneacoaching tem tudo o que necessitas para te tornares num Coach profissional, construíres a tua carreira e uma agenda sempre cheia. No Instituto Eneacoaching usamos uma abordagem única tendo como base a metodologia de 9 Passos e Eneagrama que foi estudada e desenvolvida ao longo de mais de 15 anos de carreira em diversas áreas do coaching. Reserva o teu lugar na próxima turma 👉 https://institutoeneacoaching.com/curso-certificacao-novo/

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print