3 estratégias para empoderar a tua autoestima

A nossa autoestima condiciona significativamente a forma como nos relacionamos com as outras pessoas, condiciona o nosso mundo tanto pessoal como profissional. Há um fator comum entre esses dois mundos – pessoal e profissional – a relação.

A relação entre nós e os outros que estão à nossa volta pode ser desastrosamente destruída, caso a nossa autoestima esteja afetada.

A nossa autoestima é, por isso, um dos veículos mais importantes para o nosso uso pessoal e profissional.

  1. Não deixes que ninguém te trate mal, principalmente tu

A tua autoestima é uma criança que vive dentro de ti. A forma como falas para esta criança condiciona significativamente o quanto ela se sente livre para se expressar e crescer de uma forma saudável. Sempre que tratas mal esta criança, ou seja, a tua autoestima, estás a condicionar drasticamente o seu saudável crescimento. Imagina este exemplo: quando uma criança que gostas comete um determinado erro, tu desatas aos gritos e a chamar nomes? O quanto achas que esta criança estaria disposta a se expor a uma nova ação de uma forma confiante? Como é que esta criança se sentiria com confiança ou não em estar novamente ao pé de ti para te mostrar uma nova habilidade?

 

  1. Não te compares com os outros à tua volta e não fiques preso ao passado

A autoestima necessita de energia vital para se alimentar e dessa forma possa alimentar de volta o seu estado. Esta energia vital é garantida por um sentimento de esperança sempre que desenvolves estratégias trágicas como a comparação com os outros ou ficar demasiado tempo agarrado a um passado.

O que acontece aqui é que estás a eliminar o teu foco no presente e, acima de tudo, a expectativa futura. E esta expectativa futura ou sentimento de pertença, condena totalmente a esperança, que é uma energia vital para a tua autoestima.

Então fica mais atento às tuas imagens e filmes interiores. Procura garantir que estas imagens e filmes projetam sensações de prazer e conquista. Evita perder-te em comparações e ficar agradado ao que foi o teu passado, isto só é essencial para mostrar o quanto gostas de ti nesse momento.

  1. A autoestima é a perceção que temos de nós mesmos

Como é que te vês de um ponto de vista social, psicológica, afetiva e fisicamente? Esta última faceta não é menos importante para a tua autoestima. Manter ativo o nosso corpo através de qualquer atividade física é essencial para que possamos manter uma autoestima que nos valorize. Isto não necessita que exista uma transformação do nosso corpo, até porque o segredo está na nossa cabeça. Mais do que a forma que temos, o mais importante é a forma como nos vemos e sentimos. Por isso, a chave está naquele momento crítico quando nos observamos à frente do espelho mágico e dizemos “gosto de ti!”.

Então, a melhor forma é dares movimento ao teu corpo!

Desafio: na próxima semana toma mais atenção à forma como desenvolves o teu diálogo interno e escreve todas as frases que mais impacto tiveram ao longo do teu dia. Quer pelo reforço positivo, quer por lago que tenhas dito ou deixado ficar um pouco mais em baixo. Sempre que tiveres alguma dúvida sobre o impacto, a melhor forma de fazer é imaginar aquela criança e pensar como é que ela reagiria. Assinala com cores diferentes sempre que se trata de um reforço positivo ou negativo e, acima de tudo coloca uma cara feliz ou infeliz perante o resultado que escreveste. No final de cada dia, desenha uma cara bem grande consoante o resultado.

Para cuidares da tua autoestima tens que estar atento a três estratégias essenciais: atenção à forma como falas contigo mesmo, não te compares com os outros nem fiques preso ao passado e movimenta o teu corpo. Trata bem a tua autoestima pois ela tem muito para te dar e às tuas relações pessoais e profissionais também.

A Certificação Eneacoaching tem tudo o que necessitas para te tornares num Coach profissional, construíres a tua carreira e uma agenda sempre cheia. No Instituto Eneacoaching usamos uma abordagem única tendo como base a metodologia de 9 Passos e Eneagrama que foi estudada e desenvolvida ao longo de mais de 15 anos de carreira em diversas áreas do coaching. Reserva o teu lugar na próxima turma 👉 https://pt.eneacoaching.com/certificacao

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print

Deixe uma resposta