fbpx

A Disney e o Eneagrama

Crescemos a sonhar em ser uma princesa da Disney ou um príncipe encantado. Entre fábulas e histórias de fantasia, a verdade é que os filmes da Disney marcaram a nossa infância, dos nossos filhos e marcarão para sempre as gerações seguintes.

Como se costuma dizer: é a magia da Disney!

Quando falamos sobre qualquer filme da Disney invariavelmente acabamos por falar da personalidade das personagens. Já reparaste como elas são diferentes umas das outras?

Das personagens mais antigas às mais recentes, todas elas têm um perfil que pode ser transportado para o Eneagrama. Vamos conhecê-los!

Tipo 1 – Perfecionista

A personalidade do Tipo 1 acha que para ser amado, respeitado e aceite tem que ser perfeito, acabando por procurar transformar tudo à sua volta num padrão extremamente elevado, muitas vezes reprimindo os seus prazeres em função de um aperfeiçoamento e de uma inflexibilidade que quase se refletem prejudiciais.

PERSONAGEM: Mickey Mouse – Inicialmente, o Mickey bebia e fumava, mas a popularidade que ganhou em pouco tempo foi tão grande que Walt Disney resolveu torná-lo o politicamente correto tendo que estar sempre tudo em sintonia.

Tipo 2 – Prestativo

A personalidade do Tipo 2 acredita que só pode alcançar tais retribuições se for prestável para aqueles que escolhe como seus protegidos, esquecendo com frequência as suas necessidade e fragilidades. No fundo, o Tipo 2 alimenta um desejo secreto de retribuição dessa disponibilidade, numa visão de mundo inconsciente em que todos se apoiam e suportam quando é necessário.

PERSONAGEM: Branca de Neve – uma jovem princesa, “a mais bela de todas”. Na sua inocência não pode ver qualquer um dos males do mundo. Isso torna-a mais vulnerável à sua madrasta ciumenta que deseja ser a mais bela na terra. No entanto, a bondade e pureza da Branca de Neve inspiram os seus amigos, os animais da floresta e os Sete Anões a protegê-la. No filme da Disney, ela é tanto uma figura de mãe protetora e uma criança inocente na sua relação com os animais da floresta e os Sete Anões.

Tipo 3 – Motivador

A personalidade do Tipo 3 acha que esse amor só ocorre quando se alcança o sucesso e se obtém reconhecimento pelo seu esforço e empenho. Por esse motivo, desenvolve em exagero o hábito mental das metas e objetivos, desconectando-se dos seus próprios sentimentos e vontades, numa euforia por concretizar, que inconscientemente lhe recorda a sensação de não ser necessário não fazer nada, de não ser necessária a sua vital contribuição, porque tudo já estava a ser feito.

PERSONAGEM: Woody – Apesar de ter sido considerado o líder do quarto do Andy, Woody é visto nos filmes como um personagem imperfeito, devido ao fato dele ter aleatórias crises de ciúme, raiva, frustração, e sentimentos inadequados em relação ao seu papel. Ele foi descrito pelo seu colega-brinquedo, Buzz Lightyear, como um “homem triste e estranho” e que, ele fez pouco para dissipar esta acusação.

Tipo 4 – Romântico

A personalidade do Tipo 4 acredita que tem que ser especial e singular para merecer amor, respeito, consideração por parte dos outros, alimentando muitas vezes estados de melancolia e de instabilidade emocional, de forma a entrar em contacto com a profundidade das suas próprias emoções. Na sua essência, esta recordação da criação e da origem, da qual se sente afastado e desconectado.

PERSONAGEM: Lilo – Numa visita a um abrigo de animais para adotar um cão, Lilo acaba por levar o alien – que chegou lá após ser atropelado por um camião no meio de uma noite chuvosa – e batiza-o como Stitch. Em casa Lilo então tenta conviver com seu rebelde animal de estimação, procurando constantemente o seu amor e comparando a sua relação humano-cão à dos outros.

Tipo 5 – Observador

Para a personalidade do Tipo 5, a busca incessante por informação e conhecimento alimenta uma recordação saudosa de uma vastidão de recursos e de energia. Por esse motivo, desenvolve comportamentos de afastamento emocional em relação aos outros, preferindo alimentar o seu conhecimento e restabelecer a sua energia, que considera estar sempre em escassez.

PERSONAGEM: Grilo Falante – É um companheiro sábio e bem-humorado do Pinóquio em todas as suas aventuras. Foi criado para ser um tipo de consciência do Pinóquio.

Tipo 6 – Precavido

Na personalidade do Tipo 6, o amor, o respeito e a consideração ocorrem quando sente que antecipa todos os cenários possíveis, o que lhe diminui a ansiedade, recordando-lhe a constatação de fé e de coragem percecionada na sua origem. Pelo mecanismo da personalidade, alimenta a desconfiança em relação aos outros e às situações e manifesta com frequência perceções compreendidas como pessimistas ou derrotistas, numa procura inconsciente de antecipar todos os cenários.

PERSONAGEM: Zazu – como mordomo do rei, Zazu é experiente, diplomático e severo. Leva muito a sério sua posição como conselheiro real e comporta-se de uma maneira séria – e muitas vezes pomposa. Infelizmente, a natureza exigente e às vezes perigosa de seu trabalho deixou Zazu com uma quantidade considerável de ansiedade e instabilidade emocional; ele tende a entrar em pânico quando as coisas dão errado e pode ficar bastante irritado e mal-humorado.

Tipo 7 – Entusiasta

Para a personalidade do Tipo 7, o amor e o respeito vêm através da perceção de uma vida prazerosa e confiante no futuro, procurando recordar a sua conexão com um plano superior fluído e contínuo, em que tudo acontecia com a ordem natural de todas as coisas. Decorrente desta perceção, este Tipo corre o risco de ser pouco concretizador, abandonando com facilidade pessoas ou projetos que envolvam ultrapassar desafios que requeiram alguma profundidade e empenho.

PERSONAGEM: Mike Wazowski – é engraçado, inteligente, corajoso, mas às vezes pode deixar de ver o óbvio nas situações. É também um amigo muito atencioso e dedicado.

Tipo 8 – Confrontador

Para a personalidade do Tipo 8, os merecedores de amor, consideração e respeito são aqueles capazes de ser fortes, de manter o controlo e o comando, independentemente das circunstâncias. Inconscientemente, há uma procura por voltar a percecionar o mundo como seguro, e assim, voltar a viver num ambiente propício a manifestar toda a sua inocência e fragilidade. A sua assertividade transborda facilmente para a agressividade, sem a perceção do impacto negativo que pode ser nos outros.

PERSONAGEM: Jasmine – é de espírito livre, e em muitos aspetos assemelha-se a uma “princesa rebelde”. É teimosa, e anseia pela liberdade que as outras meninas têm. Isto faz com que saia escondida do palácio, metendo-se em problemas. Jasmine pode ser muito voluntariosa, no entanto recusa todos os pretendentes que seu pai escolhe, preferindo casar por amor ao invés de riqueza. Jasmine também pode ser gentil e carinhosa, e é muito inteligente na sua forma de agir e falar. Ela mostra um amor pela aventura, e muitas vezes acompanha Aladdin em suas viagens.

Tipo 9 – Pacificador

A personalidade do Tipo 9 considera que o amor, o respeito e a consideração são merecidos por aqueles que se demonstram harmoniosos. Para tal, demonstra muitas vezes dificuldade em dizer não ou mesmo de entrar em conflito pelos seus próprios interesses ou necessidades. Esses comportamentos procuram voltar a conectá-lo com a sensação de harmonia e de integração total com a sua origem, onde tudo fazia parte de um todo.

PERSONAGEM: Sr. Incrível – ele tem uma a personalidade de um herói clássico. Na sua essência, ele deseja ser um herói e modelo e fazer o bem por si mesmo. No entanto, é fisicamente invulnerável, mas muito humano em suas falhas. Cansa-se de um mundo que não está a salvo por mais de cinco minutos; e mais tarde, mostra uma veia de arrogância e orgulho, procurando reviver seus dias de glória às custas de sua vida familiar.

Consegues identificar-te com a tua personagem? Deixo-te um desafio: estuda a personagem que tem o teu tipo de personalidade, cria uma lista com 2 colunas. Na primeira coluna deves colocar as características que acreditas ter em comum, e na segunda as características que não te pareceram tão similares. De seguida faz uma reflexão sobre os pontos fortes e fracos e sobre como podes fortalecer ambos!

Certificação Team Eneacoaching 2.0. é um programa passo a passo, com tudo o que é necessário dominar para ter clientes de coaching com um programa de alto impacto, com uma oferta irresistível e por um valor imbatível. Se sentes que chegou o momento de dares o primeiro passo para a tua transformação pessoal e profissional, sugiro que conheças o nosso programa AQUI!

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print