fbpx

9 tipos de pai. Qual é o teu?

Já paraste para pensar na relação entre ti e o teu pai? Às vezes, as pessoas acabam por afastarem-se umas das outras por não saberem como se relacionar ou como lidar com algumas situações.

 

Eneagrama é uma excelente ferramenta para conheceres tanto a tua como a personalidade do teu pai. O autoconhecimento é a base para uma boa relação, inclusivé com o teu pai. Perceberes como o teu pai funciona, pode ajudar-te muito a repensar a relação entre vocês.

Neste artigo descrevo 9 tipos de pais, tendo como base os 9 tipos de personalidade. Continua a leitura e descobre os maiores pontos fortes e os  desafios enfrentados pelo teu pai.

TIPO 1
Os pais desse tipo gostam que tudo seja feito dentro das regras/valores dele. São aqueles pais que têm um controlo de qualidade interno imenso e acabam por ficar muito irritados quando algo não sai como o esperado. Os pais do e Tipo 1 acreditam que o mundo é imperfeito e que, de alguma forma, eles têm uma missão de consertar as coisas, os processos, as pessoas…. consertar tudo, à sua maneira! Ditados populares como “Deus ajuda a quem cedo madruga”, fazem muito sentido para estas pessoas que vivem a vida segundo as regras que desenharam para ela. Se tens um pai Tipo 1, sabes como ele pode ser inflexível quando fazes algo que ele julga como errado. Agora, o que talvez não sabias é que ele pode estar a ser mais duro com ele mesmo, ao pensar “onde foi que eu errei para ele agir assim”.

TIPO 2

Esse é o tipo de pai emotivo, que quer agradar a todos e sabe sempre as necessidades de quem está a sua volta. Isso faz com que ele deixe as necessidades dele de lado e acabe sempre à espera do reconhecimento das pessoas. No fundo, este pai também quer atenção para ele e para as suas necessidades e que se lhe façam surpresas. O que achas de chegar a casa com o doce preferido dele? Provavelmente, ele vai dizer algo do género “ah, mas não era preciso incomodares-te”. Assumir que precisa ou deseja que a sua família faça algo por ele, é muito difícil para este pai. Porém, não quer dizer que ele não fique imensamente feliz quando isto acontece. Se ele faz as coisas por ti, para demonstrar o quanto te ama, como achas que ele vai medir o quanto tu o amas?

TIPO 3

O pai do Tipo 3 gosta de ser visto como o bem-sucedido e costuma ser competitivo. Ele quer ser visto como vitorioso e, por isso, tem facilidade em focar-se nas metas dele, sejam metas ligadas à carreira ou a qualquer área da vida. Provavelmente, este é o pai que incentiva os filhos no desporto, que compete com eles e que tem dificuldade em perder. Alguns pais do Tipo 3 tem um foco muito grande no trabalho e podem ter dificuldades para dividir o tempo entre o pessoal e profissional. Se tens um pai 3 e já sentiste a falta dele em casa, não caias na armadilha de achar que ele não te ama, ou que ama mais o trabalho do que a ti. No fundo, ele só quer que tenhas orgulho dele e das coisas que ele conquistou. Diz-lhe que o amas e que independente do que ele faça ou tenha, ele sempre será o teu herói.

TIPO 4

Este é o pai profundo. Conselhos deste pai nunca são simples e diretos, mas fazem-te reflectir de forma intensa, qualquer que seja a tua tomada de decisão. Por exemplo, na escolha profissional do filho, um pai do Tipo 4 provavelmente o ajudaria a entender qual das opções faria mais sentido para o seu coração, o que lhe deixaria mais feliz e realizado, o que tem a ver com a sua missão de vida. Por toda essa profundidade, estes pais têm uma grande oscilação no estado emocional: ora estão felizes e amam muito, ora estão tristes e odeiam muito.  Este pai tende a comparar-se com os outros e de alguma forma, os outros pais sempre se parecem melhores pais que ele. Faz com que este pai se sinta único e especial.

TIPO 5

É um pai mais quieto, de pouca conversa. Se o Teu pai é um Tipo 5, provavelmente já imaginaste que ele não goste de ti (assim como a tua mãe também deve ter pensado isso). E não tem nada a ver! Esse pai gosta de ficar sozinho e tem muita dificuldade de expressar o que sente. É difícil colocar as suas emoções para fora, ele é mais contido, mas isto não quer dizer que em coração ele não sinta um imenso amor pela família. Isto acontece porque ele gasta muita energia na sua cabeça, com os seus pensamentos. As decisões deste pai são tomadas com base em factos e dados. Então, argumentos como “eu quero muito, é o meu sonho”, não costumam convencê-lo. Explica o porquê das coisas – ele adora entender o que está por trás – e terás mais sucesso!

TIPO 6

Desconfiança. Essa é a palavra do pai Tipo 6. É o pai preocupado e que pensa em todas as situações más que podem acontecer e para todas elas, ele tem uma solução! Este pai vê o mundo como um lugar perigoso e imagina o papel dele neste mundo? Defender-te! É um pai mais ansioso e possivelmente, superprotetor. Talvez ele te faça perguntas demais e, podes até achar que ele está desconfiando de ti (o que pode mesmo acontecer), mas, na verdade, ele só quer garantir a tua segurança. É o tipo de pai que tem dificuldade em decidir se podes ou não ir à festa de um amigo que ele não conhece e sente-se mais seguro dividindo a responsabilidade da decisão com a tua mãe.

TIPO 7

Sabes aquela pessoa que faz do limão uma limonada? Esse é o pai Tipo 7. Ele é sempre positivo e evita qualquer desprazer ou dor. É o pai que dá “castigo”? Difícil, …? Um dos grandes medos dele é ser visto como o “pai chato” então, ele deixa para a mãe o papel de “má da fita”. É um pai que gosta muito de liberdade e odeia quando as coisas caem na rotina, por isso, ele está sempre a fazer coisas diferentes e várias delas ao mesmo tempo. Como são várias coisas, ele tem dificuldade de finalizar: os projetos muitas vezes ficam só na ideia. Um pai 7 estimula o filho a responder à pergunta “o que vais ser quando cresceres?” da seguinte forma “o que eu quiser”. Ele acredita que o limite é imposto por ti: se queres, podes lá chegar.

Consegues identificar algum desses padrões nos comportamentos do teu pai? Percebe como ele funciona e o relacionamento entre vocês fluirá mais e melhor.

TIPO 8

Este é um pai assertivo e prático, que valoriza muito a transparência. São pessoas que costumam impor as suas vontades e gostam de ter o controlo das situações. É aquele tipo de pai mais durão, quem manda na casa. Para os pais Tipo 8, pedir desculpas ou mostrar-se arrependido por alguma decisão pode ser um desafio. Mas, percebe que não é por mal… ele acredita que só os mais fortes irão sobreviver, então mostrar-se vulnerável num pedido de desculpas pode representar um risco, mesmo que inconsciente.

TIPO 9

Os pais deste Tipo buscam a harmonia das relações, fazendo sempre a vontade do outro. Para um pai Tipo 9, é importante ter o consenso na família, por isso sempre evita discussões e conflitos. Passa a imagem daquele pai tranquilo, bonzinho, aquele que não se chateia com ninguém. Muitas vezes, é difícil saber o que um pai como este pensa e o que ele gosta. Por exemplo, se a família resolve pedir uma pizza, um pai 9 provavelmente dirá algo como “Eu gosto de todos os sabores, o que escolherem está bom”. Como manter a harmonia é muito importante, este pai parece que se anula nas decisões. Mas, não te iludas! Achar que ele não precisa ser considerado já que “tanto faz para ele”, magoa demais este pai tão querido.

Então, reconheceste o teu pai num destes tipos? Ou, então, reconheces-te a ti como um desses tipos de pai? Quando consegues perceber as principais características do teu pai, certamente poderás compreendê-lo melhor e perdoá-lo por alguma falta de atenção, excesso de cobrança, esquecimento ou, mesmo, um exagero no castigo. De uma coisa eu tenho a certeza: boa parte dos pais dá o seu melhor pela felicidade dos filhos.

—-

E tu, já conheces o Eneagrama? O programa Eneagrama Essencial ajuda pessoas que se desejam iniciar neste mundo fantástico do autoconhecimento. Se desejas melhorar significativamente a tua vida, as tuas escolhas e as tuas relações, convido-te a realizares a tua inscrição aqui.

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print