fbpx

9 TIPOS DE MÃES: QUEM ÉS TU?

No domingo passado comemorou-se o Dia da Mãe em Portugal. Um dia de miminhos, no qual todos fazem as suas homenagens à mulher mais importante das nossas vidas. Connosco não poderia ser diferente.

Já desejastes ser a mãe que ama todas as coisas criadas e criativas com os teus filhos? Ou gostarias de estar mais organizada com os gráficos, calendários e limites firmes? Existem tantos tipos de mães. Já sabes qual é o teu tipo?

O nosso estilo parental é determinado não apenas pelo que acreditamos, mas também por quem somos. Ter personalidades diferentes significa que seremos pais e mães diferentes. Conhecer a nossa personalidade ajuda-nos a aceitar o nosso estilo parental e a usar os nossos pontos fortes enquanto nos protegemos contra as fraquezas. Ao conhecermos os nossos desafios, sempre poderemos criar estratégias e vencê-los, não é verdade? O Eneagrama é uma excelente ferramenta para conheceres o teu estilo parental. Neste artigo descrevo 9 tipos de mães, tendo como base os 9 tipos de personalidade. Continues a leitura e descubras os teus maiores pontos fortes e os teus desafios como mãe. Qual és tu?

Portanto, antes de falar nos tipos de mães, convido-te, se ainda não o fizeste, a conheceres o teu perfil de personalidade segundo o Eneagrama. É um teste totalmente gratuito que te vai ajudar a que tenhas uma melhor base para compreenderes não só quem és, mas também tudo aquilo que vais ler já de seguida. Não percas mais tempo e faz o teu teste AQUI.

As mães de acordo com o Eneagrama

Tipo 1: Mãe Perfeccionista

Esta mãe leva uma vida bem organizada com um ambiente arrumado. Ela é do tipo que garantirá que a sua casa esteja sempre limpa e arrumada, não importa o que aconteça! Os derramamentos são limpos automaticamente e nunca haverá manchas no seu tapete.

Ela tem grandes ideais, um forte senso de «certo e errado», e fornece segurança aos seus filhos através de limites bem cuidados. A mãe perfeccionista incutirá boas maneiras nos seus filhos desde tenra idade e os apresentará às tarefas assim que começarem a andar.

O maior desafio que esse tipo de mãe pode enfrentar é ser muito crítica consigo mesma e com os seus filhos. O seu ponto de crescimento é deixar os filhos livres para fazerem as coisas de maneira diferente.

Tipo 2: Mãe Prestativa

Se existe um tipo de mãe que coloca as suas necessidades em segundo plano, para garantir que não apenas os seus filhos sejam felizes, mas também os outros, é o tipo 2 ou a mãe que nutre.

As mães do tipo 2 passam o tempo todo a cozinhar refeições ricas e reconfortantes para os filhos e cônjuges. Essa mãe é calorosa, empática e gosta de se sentir necessária. Ela é a mãe que descarta o que está a fazer para levar o almoço esquecido e sacrifica os seus hobbies para ajudar os seus filhos com os deles. Os seus filhos sentem-se amados e servidos.

Fugir do Burnout e dos ressentimentos são o seu maior desafio, uma vez que elas também têm necessidades que precisam ser atendidas. O seu ponto de crescimento é justamente encontrar o equilíbrio entre o cuidar dos filhos (e dos outros) e cuidar de si.

Tipo 3: Mãe Bem-sucedida

Esta mãe é auto-confiante e orientada para alcançar objectivos. O principal deles é cuidar bem dos filhos, com toda a sua energia e entusiasmo ao ajudá-los a enfrentar uma ampla gama de oportunidades.

A ambição e o estabelecimento de metas são muito importantes para esse tipo de mãe. O tipo 3 deseja atingir todos os objectivos, por mais elevados que sejam. A mãe de alto desempenho envia os seus filhos para grupos de lazer e para um programas extra curriculares, para que os seus filhos tenham fortes habilidades sociais e académicas.

Esse tipo de mãe também se dedicará a uma alimentação saudável e será vista no ginásio diariamente. Afinal, ela quer ser a mãe com melhor preparação física.

A preocupação com a mãe do tipo 3 é que ela pressionará demasiadamente os filhos para terem sucesso, assim como a ela própria. Muita pressão poderá derrotar o objectivo. Assim, o seu ponto de crescimento é aprender a equilibrar sua a ambição para que os seus filhos não se sintam pressionados e a sua família fique exausta.

Tipo 4: Mãe Romântica

A mãe do Tipo 4 é criativa, sensível, carinhosa e empática. Esta é a mãe que tem sempre bastões de cola e purpurinas. Isso significa que ela será a pessoa que fará belos projectos de arte com os seus filhos e os encorajará a usar a sua imaginação para que possam explorar todo o seu lado criativo.

A mãe do tipo 4 é a que mais chora quando assiste na TV a uma publicidade com filhotes ou crianças fofas. Essa mãe também pode ser do tipo que dedica tempo a si mesma para encontrar projectos criativos, como escrever músicas ou livros, ou fazer as suas próprias obras de arte.

O desafio dessa mãe é vencer a má-disposição, a melancolia e as emoções descontroladas, pois, podem tornar-se problemáticas, especialmente durante períodos de stress. O seu ponto de crescimento é buscar ter bastante tempo para relaxar por conta própria e, assim, cuidar das suas emoções para poder cuidar da sua família.

Tipo 5: Mãe Observadora

Essa mãe é uma pensadora, investigadora e inventora. Ela expõe os seus filhos a grandes ideias, pesquisa as suas necessidades e o seu mundo e gosta de vê-los a buscar aprendizagem.

Ela será a única a não ser do tipo que se emociona com um problema que o seu filho está a passar. Em vez disso, ela investigará como resolver o problema e passará uma noite inteira online a fazer isso. Sabe-se que o tipo 5 é inventivo, cheio de pensamentos e cheio de recursos devido à pesquisa que realiza.

A mãe do tipo 5 ensinará os seus filhos a tornarem-se analíticos, incentivá-los-ás a observarem o mundo ao seu redor e a fazerem as suas próprias pesquisas antes de mergulharem em qualquer coisa.

Para a mãe Observadora o desapego emocional é comum, mesmo que o amor lá esteja. Para elas as emoções são difíceis. Ela deve proteger-se para não se afastar das necessidades emocionais da sua família, especialmente nos anos da infância e adolescência. Assim, o seu ponto e crescimento é não descuidar de demonstrar amor, deve sempre lembrar-se de dar um abraço e um beijo nos seus filhos para lembrá-los de que ela os ama.

Tipo 6: Mãe Precavida

Essa mãe é trabalhadora, responsável e confiável. Ela cria um lar seguro e acolhedor e é capaz de prever e trabalhar com possíveis problemas.

Elas simplesmente amam o tempo em família e as suas vidas giram em torno das suas famílias. Não apenas a família imediata, mas as suas famílias extensas também fazem parte do quadro. Elas ainda vão gastar um tempo extra na cozinha para convidar os seus sogros, pais e irmãos para jantar.

Sempre estará presente para os filhos, não importa o que aconteça, e pode ser super protectora, devido à sua natural capacidade de prever cenários nem sempre coloridos.

Com isso, a mãe Precavida terá medo de permitir que os seus filhos corram os riscos de que precisam para crescer e evoluir. Ela precisará lembrar-se diariamente de que a única maneira de aproveitar o seu potencial é chegar lá e correr os riscos necessários! O seu ponto de crescimento será perceber que os filhos devem criar asas. Ela deve permitir que os seus filhos corram riscos aceitáveis ​​quando necessário.

Tipo 7: Mãe Entusiasta

Essa mãe é extrovertida, optimista, espontânea e adora a emoção de novas aventuras. Ela vai brincar com os seus filhos e amá-los com entusiasmo e optimismo.

Definitivamente, é a mãe divertida! Ela será o tipo de dançar com os seus filhos e encontrará o lado positivo em todos os problemas. Levará os filhos para novas aventuras e incentivá-los-à tornarem-se seres sociais.

O seu desafio: as tarefas domésticas! A mãe Entusiasta naturalmente se concentrará mais em divertir-se, ao invés de realmente fazer o trabalho rotineiro. Assim, o seu ponto de crescimento é aprender que não deve negligenciar as tarefas rotineiras e as responsabilidades de casa e escola dos filhos.

Tipo 8: Mãe Confrontadora

Essa mãe é directa, confiante e sob controlo. Ela ama ferozmente e luta por aqueles que ama. Ela incentiva os seus filhos a enfrentar grandes desafios.

A mãe do tipo 8 está sempre pronta para um grande desafio, porque têm confiança para enfrentá-lo. Esta mãe ensinará os seus filhos a se defenderem e aos seus direitos. Ela será a única a levar os filhos para as aulas de autodefesa desde que tenham idade suficiente para começar a aprender. Ela também é uma mãe muito protectora.

No entanto, devido ao medo de não estar no controlo, a mãe Desafiadora pode ter uma tendência a se tornar super-protectora, tal como a mãe Precavida. Para evitar essa tendência ela precisa lembrar-se de que fez um bom trabalho ao ensinar os seus filhos a serem auto-suficientes e independentes.

O principal desafio da mãe Confrontadora é saber lidar com qualquer problema de raiva e garantir que não se transforme em mães super-protectoras. Para isso, a autoconfiança é essencial e precisa ser desenvolvida.

Tipo 9: Mãe Pacificadora

Essa mãe é descontraída, receptiva e gentil. Ela oferece um lar acolhedor e estável, sem drama e apoia a família.

O tipo 9 é mãe pacífica que é muito tranquila, só quer agradar aos seus filhos. A sua natureza receptiva deixará os seus filhos bastante confortáveis e será o tipo de pessoa que fará o possível para manter o ambiente doméstico calmo e estável. Este é o tipo de mãe que as crianças sonham em ter.

Porém, nem tudo é colorido… O principal desafio é aprender a impor limites e disciplina, pois, as crianças precisam ser mantidas alinhadas e ter uma vida estruturada para que se tornem pessoas completas. É sempre possível que essa mãe pacífica possa falhar quando se trata de usar da disciplina adequada. Os conflitos de qualquer ordem a deixam desconfortável. O seu ponto de crescimento é aprender que não deve lutar pela paz a todo custo, mas aprender a disciplinar e instruir os seus filhos no amor.

Então, reconheceste-te nas descrições? Que mãe és tu? Estás pronta para vencer o teu desafio? Torço pelo melhor. Seja qual a for a tua personalidade, o que, de facto, importa, é o teu desejo em cresceres e seres uma pessoa melhor para ti e uma mãe melhor para os teus filhos. Tens no Eneagrama uma ferramenta fantástica para alcançares o teu objectivo.

—-

Já conheces o Eneagrama? O curso Eneagrama Essencial ajuda-te a entrares neste mundo fantástico do autoconhecimento. Se desejas melhorar significativamente a tua vida, as tuas escolhas e as tuas relações, convido-te a inscreveres-te AQUI

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print