fbpx

9 DICAS PARA CUIDAR DO TEU BEM-ESTAR

Seja qual for o estilo de vida adoptado, todos têm hábitos que ajudam a gerir as próprias vidas. Às vezes, esses hábitos, como ler um bom livro, praticar exercícios e ter uma prática pessoal regular de crescimento, sustentam e nutrem a felicidade, o bem-estar e saúde a longo prazo.

Já outros hábitos, como pular o almoço para ser mais produtivo ou não dormir o suficiente para fazer o dia render mais, permitem que sejam atingidos objectivos a curto prazo, mas não são bons para o bem-estar a médio e longo prazo.

Assim, um dos pilares para o desenvolvimento pessoal é o autoconhecimento e o auto cuidado. E é aí que entra o Eneagrama, pois é uma ferramenta completa para a autodescoberta e a consciencialização interna.

Ao conheceres o Eneagrama verás que cada tipo tem uma motivação ou um desejo básico, e os nossos hábitos nada mais são do que as maneiras pelas quais inconscientemente tentamos satisfazer as nossas necessidades. Quando não temos um profundo autoconhecimento, pode acontecer de criarmos comportamentos que acabam por ferir ao invés de nos ajudar. Porém, existem boas notícias: com as estruturas e o suporte certos, todos nós temos a capacidade de formar hábitos de longo prazo que nos ajudam a atingir todo o nosso potencial.

Portanto, antes de falar nos tipos e a construção do seu bem-estar, convido-te, se ainda não o fizeste, a conheceres o teu perfil de personalidade segundo o Eneagrama. É um teste totalmente gratuito que te vai ajudar a que tenhas uma melhor base para compreenderes não só quem és, mas também tudo aquilo que vais ler já de seguida. Não percas mais tempo e faz o teu teste AQUI.

Como o Eneagrama pode ajudar-te a criar hábitos saudáveis

Como já sabes, o Eneagrama é uma poderosa ferramenta para o autoconhecimento. A seguir apresento alguns hábitos saudáveis que cada um dos tipos de Eneagrama pode trabalhar para desenvolver e encontrar um bom equilíbrio.

Tipo um: o Perfeccionista

Reserva um tempo para relaxar e rir todos os dias. A tua autodisciplina natural ajuda a que faças a coisa certa, mas pode deixar pouco tempo para relaxares. Separa um tempo em que possas praticar a respiração profunda, assiste a uma comédia ou dança uma música de que gostes. Libertares-te, mesmo que um bocadinho só, proporcionará perspectiva, diversão e equilíbrio.

Tipo dois: o Prestativo

Escolhe datas. És naturalmente intuitivo sobre as necessidades dos outros, mas, às vezes, gastas tanto tempo a apoiar as pessoas que o teu auto cuidado fica em segundo plano. Reserva um tempo para fazer algo que amas, seja uma pintura em tela, um programa de TV favorito ou a leitura de um bom livro, fornecerá auto nutrição emocional.

Tipo três: o Bem-sucedido

Desconecta-te do mundo externo. A tua incrível produtividade e capacidade de realizar coisas que os outros valorizam e apreciam podem dificultar o tempo para descobrires os teus próprios desejos. Seja na natureza ou a tomar um demorado banho diário, o tempo de verdade – sem o telefone ou as redes sociais – ajudar-te-á a procurar ser o número um.

Tipo quatro: o Romântico

Traz a organização à tua autoexpressão. Tens uma imensa capacidade de criar e imaginar, mas, às vezes, falta a autodisciplina para dar vida às tuas visões. A prestação de contas a um cronograma ou um calendário ajudar-te-á a concluíres tarefas e compartilhar os teus presentes com o mundo. Sente-te livre para personalizar o teu sistema organizacional com os teus próprios toques pessoais!

 

Tipo cinco: o Observador

Usa o sistema de amigos para te motivares. A tua incrível força de foco perde-se quando não consegues iniciar projectos que te inspiram. Encontra um amigo ou colega de trabalho com objectivos semelhantes de responsabilidade para te incentivar. Um bom amigo será uma fonte de conexão e suporte, dando-te o incentivo para divulgares as tuas ideias.

Tipo seis: o Precavido

Faz algo que estimule a tua mente. És maravilhoso em fornecer liderança a partir de um local de apoio, mas podes ficar mentalmente “paralisado” de certa forma. Fazer a leitura que te interessa, discutir e debater ideias e até jogar jogos de estratégia em computador, ajudar-te-á a manter contacto com as ideias em que acreditas.

Tipo sete: o Entusiasta

Concentra-te em fazer uma coisa de cada vez. A tua produtividade é uma força enorme, mas quando tentas fazer várias coisas ao mesmo tempo, é fácil largares ou esqueceres projectos. Tentes associar uma tarefa que seja entediante a algo que achar divertido ou interessante. Aproveita o teu entusiasmo natural para te concentrares e executares as tarefas até a conclusão.

Tipo oito: o Confrontador

Regularmente faz alguma coisa para retribuir aos outros. Em geral, destacas-te pela liderança e pelo impacto e às vezes podes ignorar a construção de relacionamentos. Usa a tua força para elevar os outros, mesmo que simples incentivador da moral, como elogiar o teu parceiro ou segurar a porta no trabalho. Dar amor e cuidados genuínos nutrirá o teu próprio coração e fará de ti um líder melhor.

Tipo nove: o Pacificador

Faz uma lista de objectivos e um plano para alcançá-los. O teu dom de criar harmonia e unidade às vezes faz com que percas o senso de ti mesmo entre o tecido colectivo maior. Separa um tempo todos os dias para autoexploração e execução dos teus próprios desejos. A realização pessoal dar-te-á uma sensação cada vez maior de felicidade e harmonia!

Espero que estas dicas possam ajudar-te a cuidar melhor de ti. Definir hábitos saudáveis exige muito trabalho e dedicação, por isso: mãos à obra! Durante os primeiros meses, mantem-te motivado e pede ajuda quando precisares. Uma vida mais equilibrada pode estar mais perto do que julgas!

—-

Já conheces o Eneagrama? O curso Eneagrama Essencial ajuda-te a entrares neste mundo fantástico do autoconhecimento. Se desejas melhorar significativamente a tua vida, as tuas escolhas e as tuas relações, convido-te a inscreveres-te AQUI.

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print