5 FORMAS DE APARENTARES SER MAIS CONFIANTE NA VIDA PROFISSIONAL

A confiança é a chave para o sucesso. A verdade é que não basta vestir boas marcas, saber escrever ou falar em público se não fores confiante. Se não tiveres confiança naquilo que estás a usar, a escrever ou a dizer porque razão é que as outras pessoas devem confiar em ti? É verdade que vivemos numa era em que a imagem impera, no entanto só o parecer não basta. É preciso ser! Há uma série de afirmações e posturas que nos ajudam a ser mais confiantes no trabalho e na vida. Partilho contigo 5 dicas fundamentais:

  1. Trabalha a tua postura

A linguagem corporal diz muito de nós e a tua confiança muda conforme a tua postura. Costas direitas, peito para fora, pescoço para cima e cabeça erguida: dá-te confiança e segurança. Cabeça para baixo e costas tortas: pouca confiança! Quando caminhares fá-lo de forma assertiva, sabe para onde estás a ir e não arrastes os pés como se o mundo te pesasse nas costas. A verdade é que quando aparentas ser confiante, estás a trabalhar a tua autoconfiança, ou seja, estás a ser confiante!

  1. Não dependas da opinião dos outros

Sempre que dependes de opinião de terceiros, dependes de um feedback de alguém para te sentires melhor, quando dependes de um olhar ou de qualquer tipo de manifestação para te sentires melhor contigo mesmo, estás a colocar na mão destas pessoas todo o poder da tua vida. Sempre que te comparas com os outros eliminas o teu foco no presente e, acima de tudo, a expectativa futura. E esta expectativa futura ou sentimento de pertença, condena totalmente a esperança, que é uma energia vital para a tua confiança.

  1. Aprende a aceitar elogios

Um trabalho bem feito é mérito teu. Quando te congratularem não sintas desconforto, ou se o sentires, não o valides. “Obrigado, também gosto muito”, “Obrigado, é bom ter esse reconhecimento”, “Obrigado, deu mesmo muito trabalho”. Ao aceitares um elogio estás também a validar o esforço do teu trabalho.

  1. Faz contacto visual

Se queres ser confiante precisas de encarar as pessoas de frente, sem medo e olhos nos olhos. Isto faz com que fiques mais atento ao que o outro está a dizer, indica que o respeita, reconheces a presença dele e te interessa pela conversa. Olhar nos olhos não representa desafio, representa força, confiança!

  1. Cuida de ti

Sentirmo-nos bem na nossa pele é meio caminho andado para sermos mais confiantes. Investe no teu bem-estar físico e emocional. Dedica tempo a fazer coisas de que gostas. Inscreve-te no ginásio, descobre um novo hobbie, começa aquele curso que andas a adiar, junta os teus amigos, convida alguém para sair, recebe uma massagem…cuida de ti. À medida que te vais mimando, vais trabalhando o merecimento. À medida que tomas consciente que és merecedor, vais ficando mais confiante em ti, no teu trabalho e as tuas relações.

A verdade é que há medida que adotas novos comportamentos para seres percecionado como confiante, acabarás por ser influenciado por isso e tornar-te-á numa pessoa com mais confiança. Este é o meu desafio, que saias da tua zona de conforto, que arrisques a tomares posturas e comportamentos que te iram ajudar a trabalhar a tua confiança. Aceitas?

 

A Certificação Eneacoaching tem tudo o que necessitas para te tornares num Coach profissional, construíres a tua carreira e uma agenda sempre cheia. No Instituto Eneacoaching usamos uma abordagem única tendo como base a metodologia de 9 Passos e Eneagrama que foi estudada e desenvolvida ao longo de mais de 15 anos de carreira em diversas áreas do coaching. Reserva o teu lugar na próxima turma 👉 https://pt.eneacoaching.com/certificacao

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print

Deixe uma resposta