10 PENSAMENTOS QUE GERAL AUTOSABOTAGEM

Já te aconteceu saber o que fazer, como fazer, mas simplesmente não fazer? O que é que será que está por detrás desta não ação? Quais são os bloqueios que nos impedem e muitas vezes acabam por sabotar a nossa vida?

Muitas vezes, Coaches com tudo para viver da sua paixão e simplesmente bloqueiam porque acabam por estar numa vida sem significado apenas porque se auto sabotaram.

Presta atenção à lista de 10 pensamentos sabotadores e avalia o que é que pode estar neste momento a impedir de viveres todo o teu potencial.

Primeiro pensamento: Tudo tem que ser perfeito. Este excesso de rigor leva à crítica e à desconstrução mesmo antes de começar. Feito é melhor que perfeito, por isso a solução é agir e de seguida ir retificando.

Segundo pensamento: Pensar no que os outros desejam para ti. No final da vida não teremos como pedir conta a esses outros sobre o que esperavam de nós, porque na verdade, em vez disso vamos confrontar aquilo que nós decidimos e vivemos. Então aceita seres tu a escolher o teu destino.

Terceiro pensamento: Esperar reconhecimento dos outros em vez de fazer aquilo que está certo e esperar os resultados que nós ambicionamos. Não percas energia em ver o que é que é mais reconhecido e coloca energia naquilo que te propões fazer para deixar a tua marca no mundo. Esse é o foco.

Quarto pensamento: Não tenho valor suficiente. Esta estratégia de autossabotagem tem a pretensão de te colocar menos pressão, porque qualquer retorno seria suficiente. Mas na verdade, no teu íntimo, tu sabes que tens muito mais valor e subestimares-te só desvaloriza o teu bem maior: a tua vida.

Quinto pensamento: Comparar com os outros. Comparar com as outras pessoas que têm outro caminho, que têm até outras estratégias, outra imagem social que corresponde, muitas vezes, a uma idealização que só existe porque querem mostrar uma certa imagem. Então, não coloques a energia nos outros, coloca a energia em ti, a pessoa mais importante.

Sexto pensamento: Tenho que saber muito antes de agir. A verdade é que aquilo que te surpreendeu um dia, hoje é simples, é elementar, mas será extraordinário para outra pessoa que, mesmo neste momento, não tem esse conhecimento. Quando te condicionas a saber tudo antes de agir, acabas por não fazer nada.

Sétimo pensamento: Pode dar errado. Pois pode. Na verdade, agir pode dar certo ou pode dar errado, mas pode dar! Fazer nada, dá nada.

Oitavo pensamento: Vou fazer um pouco de tudo e alguma coisa há de dar certo. Especial atenção a este pensamento porque muitas vezes é pouco compreendido por ser um pouco mais subtil. Aparentemente é uma vantagem, mas na realidade, o facto de dispersarmos em muitas opções e perdemos o nosso foco afasta-nos de aprofundar e ter resultados com substância. Os resultados que nos podem diferenciar.

Nono pensamento: Só posso contar comigo. Se queres ir rápido, vai só. Se queres mais longe, vai acompanhado. Estar só no mundo pode ser muito limitador. É essencial escolher as pessoas e parcerias certas, que nos podem ajudar a seguir para novos patamares. E a partir daí seguir em frente.

Décimo pensamento: As pessoas não me consideram. Tendemos a considerar pessoas que consideram. Se esse pensamento tem algum fundo de verdade, é hora de agir e colocar o teu potencial á disposição do mundo sem medo da critica ou de ser relevante perante o mundo.

Considera se algum destes pensamentos te condicional e, de alguma forma, te impede de mostrar a tua melhor versão ao mundo. E se assim for, age já sobre estes sabotadores. Só assim podemos partilhar com o mundo a nossa missão e sermos merecedores de todos os talentos que temos.

A Certificação Eneacoaching tem tudo o que necessitas para te tornares num Coach profissional, construíres a tua carreira e uma agenda sempre cheia. No Instituto Eneacoaching usamos uma abordagem única tendo como base a metodologia de 9 Passos e Eneagrama que foi estudada e desenvolvida ao longo de mais de 15 anos de carreira em diversas áreas do coaching. Reserva o teu lugar na próxima turma 👉 https://pt.eneacoaching.com/certificacao

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print

Deixe uma resposta