5 ERROS NA DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS

Provavelmente já sabes da importância de definir objetivos, mas o que quero falar hoje é sobre a forma como definir objetivos pode fazer toda a diferença na tua vida.

Sabias que alguns detalhes da tua definição de objetivos podem fazer toda a diferença na forma como te sentes motivado em entrar em ação no teu dia-a-dia?

Quanto te sentes motivado hoje? A medida com que te empenhas nos teus objetivos está diretamente ligado ao quanto te sentes motivado. Motivação é igual a Motivo + Ação. Quanto mais forte é o motivo, mais forte é a ação.

Para que isto aconteça precisamos de contar com a ajuda da mente. A mente considera um conjunto de linguagem e desconsidera outra, por este motivo, temos que fazer tudo o que é necessário para que a mente nos dê um pequena ajuda. Conhece 5 erros fatais que não te vão ajudar no cumprimento de objetivos.

Objetivos sem data

A data é essencial para criar noção de tempo e sentido de urgência para a ação. Sem isto, a mente pensa apenas que estamos apenas a definir uma expectativa, ou seja, estamos a fazer um exercício lúdico o que na prática quer dizer que não há motivo para a ação.

O objetivo não depende de ti

Os objetivos fora do nosso alcance, como o nosso trabalho ser valorizado por alguém ou esperar que alguém diga que gosta de nós, são coisas pelas quais a mente não dá motivo suficiente para a ação. Isto acontece porque ela sabe que isto não depende de ti.

Definir objetivos negativos

Sempre que defines o que queres em vez do que não queres, a mente não consegue acompanhar. Exemplo: não penses numa banana azul. Conseguiste? Claro que não. A questão aqui é que a pente não sabe o que é o “Não” porque não existe uma imagem para essa palavra. Por isso, procura o que queres e não o que não queres.

Não estão alinhados com os teus valores

Se um objetivo não estás alinhado com os teus valores, ele não é possível. A nossa mente gosta de coerência e, por este motivo, tudo o que sai fora da sua lógica de coerência, de valores ou de convicções, ela não confere motivo suficiente para agir. Por isso, se os teus objetivos implicam trabalhar 20h por dia mas para ti é muito importante descansar, a tua mente não vai jogar a teu favor.

Não é possível provar

A mente precisa de ter provas para ter motivos para agir. Ou seja, quando definires o teu objetivo é importante que dê para chegar a um ponto e dizer “Acabou. Cheguei.” e se eu cheguei e concretizei, eu vou sentir algo em concreto. Quanto mais real a situação parecer, mas a tua mente vai gerar a motivação necessária para agir.

Então para definires objetivos de sucesso é necessário que definas uma data concreta, que definas objetivos que dependem exclusivamente de ti, objetivos positivos, que estejam alinhados com os teus valores e com aquilo em que acreditas e que sejam possíveis de provar.

A Certificação Eneacoaching tem tudo o que necessitas para te tornares num Coach profissional, construíres a tua carreira e uma agenda sempre cheia. No Instituto Eneacoaching usamos uma abordagem única tendo como base a metodologia de 9 Passos e Eneagrama que foi estudada e desenvolvida ao longo de mais de 15 anos de carreira em diversas áreas do coaching. Reserva o teu lugar na próxima turma 👉 https://pt.eneacoaching.com/certificacao

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print

Deixe uma resposta