Coach Especialista em Relacionamentos do Canal de Televisão SIC
Casados à Primeira vista
Carro do Amor

O Mundo mudou e com ele nós também. No entanto, pouco a pouco, começamos a voltar á rotina. À rotina de trabalho, rotina das relações, rotina com amigos, da família e mesmo dos nossos hobbies.
Mas nós estamos diferentes. Não se pode esperar que depois de tanto tempo em confinamento as coisas estejam iguais. E isso é super válido! Durante anos e anos tiveste as mesmas rotinas, em poucos meses tiveste que eliminá-las ou transformá-las e até mesmo criar novas rotinas. Neste momento estás, novamente, a entrar nas rotinas antigas. Mas será isso possível?
Uma das capacidades que mais admiro no Ser Humano é a adaptabilidade à mudança. Pode ser mais difícil para um do que para outros, mas ela acontece, impreterivelmente!
Neste ajuste aos novos tempos, existem algumas posturas que podes optar para que a tua adaptação à rotina seja a mais pacífica e menos tensa possível.
Melhor que lutar contra a mudança é aceitar que ela existe. Quando aceitamos algo que, à partida, não nos agrada acabamos por reverter a situação. Ou seja, ao aceitares algo que na tua mente já rejeitaste, quando a “provares” verdadeiramente vais perceber que não é assim tão mau quanto tu imaginaste. Termos uma atitude positiva perante a vida é tudo para sermos felizes!
Nem tudo pode servir de desculpa para fazermos uma pausa, no entanto, quando permitimos que algo de novo se instale na nossa vida, é necessário dar tempo ao tempo. Por isso, fazer pequenas pausas ajuda a uma integração pacífica da rotina.
Não aceitar a rotina não é sinónimo de aceitar a mudança. Aceitar a mudança é abrirmos os braços para novas oportunidades na nossa vida. Aceitar a rotina é exatamente o contrário. Quando aceitamos a rotina tornamo-nos demasiado resistente à mudança e, nos tempos em que vivemos, mais do que nunca temos que ser flexíveis. No trabalho, cria novas formas de organização, nas relações surpreende a tua cara metade, com os amigos cria encontros regulares (mesmo que online!).
Não vale a pena forçar aquilo que, para ti, neste momento te parece ser quase humanamente impossível. Por isso, ajusta a tua agenda ao teu ritmo natural. Todos nós temos um relógio biológico que nos ajuda a perceber quando estamos cansados ou despertos. Tenta criar rotinas que leve isso em consideração. Depois de tanto tempo em casa é possível que o teu ritmo tenha alterado.
Seja a meditar ou simplesmente no silêncio do teu carro, é importante que encontres tempo para ti. Por vezes pode ser difícil de libertar a mente de pensamentos, mas é importante termos tempo de silêncio durante o nosso dia. Principalmente agora em que nos tentamos encontrar neste novo mundo!
—
Se sentes que o teu caminho passa pelo Eneagrama este é o sinal que precisas para dares o primeiro passo.
Em breve haverá uma nova turma de Certificação Eneacoaching 2.0 onde vais descobrir o poder não só do perdão, mas do autoconhecimento e do conhecimento sobre o outro.
Casados à Primeira vista
Carro do Amor
18.000 pessoas gostam disto. Sê o primeiro dos teus amigos.