fbpx

5 dicas para uma vida pessoal e profissional mais equilibrada

São mais os dias que nos aproximam da rotina do que aqueles que nos tiram dela. A verdade é que, nem que seja um bocadinho, todos nós gostamos de ter rotina. Nem que seja o tradicional almoço em casa dos pais ou o jantar das quartas-feiras com os amigos. É inevitável! A rotina faz parte do Ser Humano e é muito difícil não repetir hábitos!

Nem sempre é fácil conseguir encontrar equilíbrio entre a vida pessoa e profissional. Muitas vezes é preciso ter foco para que estas duas partes vivam em harmonia, mesmo que isso exija algum esforço, os resultados valerão apenas! Viver em equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é garantir que és uma pessoa mais produtiva e menos esgotada.

Controla o tempo!

O tempo, esse conceito que muitas vezes parece ser o nosso maior inimigo é, na verdade, aquilo que mais facilmente pode ser manipulado. O truque está em aceitares apenas aquilo que é humanamente possível, para ti, cumprir dentro do tempo esperado. Mais que aos outros, não cries expectativas a ti próprio e não tenhas medo de assumir quando saíres defraudado.

Mas a verdadeira pergunta é: como é possível controlar o tempo?

  1. Começa por separar o trabalho da diversão!

Se estás em regime de teletrabalho eu sugiro-te em encontrares um espaço que seja dedicado apenas ao trabalho, se estás num escritório tradicional, a minha sugestão passa para que faças uma transição suave da vida profissional para a pessoal. Por exemplo, ler um livro no transporte público, ouvir música ou mesmo ir ao ginásio antes de voltar para casa.

  1. Aprende a priorizar!

Esta é uma regra clássica mas a menos cumprida de todas! A única coisa urgente na vida é VIVER! Por isso, aprende a dar a real importância a cada acontecimento. Cria uma lista com as coisas que realmente importam na tua vida: família, relacionamentos amorosos, amigos, espiritualidade, trabalho, exercício físico, hobbies…enfim, tudo aquilo que verdadeiramente importa para a tua felicidade. Depois, analisa cada linha da lista/vida e escreve, por ordem decrescente a importância de cada uma delas. No momento de priorizar tarefas olha para essa tua lista e vais conseguir perceber o que é, para ti, verdadeiramente urgente e o que poderá esperar mais um pouco.

  1. Constrói um cronograma

Como em tudo, a vida profissional e pessoal deve ser vivida com equilíbrio. Ou seja, não têm que viver separadas uma da outra, mas sim conviver em harmonia. Por isso, quando te sugiro criares um cronograma semanal, quero que incluas estas duas “vidas”.

Para cada dia destaca as 3 tarefas que têm necessariamente que ser realizadas. Depois disso, é ir colocando um “check” em tudo o que já foi cumprido e ir gerindo timings e expectativas.

  1. Reduz a procrastinação

Se chegaste a este ponto, cumprindo os três acima, à partida a procrastinação não é um problema para ti. No entanto, ela é quase como um ciclo vicioso, quando entras pelo caminho da vitimização e do “tudo está errado” pode ser um desafio mudar a perspetiva. De qualquer forma, nada é impossível! Coloca, num lugar bem visível para ti as razões que te levaram a trabalhar na tua empresa, a trabalhar com o cliente X ou mesmo o que te fez seguir pela tua profissão. A ideia é esta lista conter apenas aspetos positivos, para que, em alturas de proscrastinação, a possas consultar. Outra dica passa por colocares as tarefas que mais te desafiam no topo da lista de cumprimento, isto vai dar-te uma sensação menos assustadora, pois verás sempre no final o que te “pesa” menos.

  1. Acabe com as distrações

Li num estudo que a maioria de nós passa 20 de minutos por cada hora com distrações que não estavam planeadas. Isto tem um impacto brutal na nossa produtividade e performance. Se este é o teu caso, começa por realizar tarefas mais proactivas e menos reativas. Ou seja, por aquilo que é importante (proactivo) e não urgente (reativo). Mantem o teu ambiente de trabalho limpo e organizado, não tenhas o telemóvel perto de ti, coloca-o na gaveta ou noutro local em que o consigas ouvir mas que exija uma ação consciente para alcançá-lo (como te levantares). Tudo o que forem programas e sites que não estiverem a ser utilizados, fecha. Aquilo que não é preciso para o trabalho do momento, não é nem importante nem urgente, por isso, é apenas uma distração. Cria momentos de pausa, nem que seja para beber água ou lavar as mãos, entre cada tarefa recompensa-te com este pequeno momento! Isto vai ajudar-te a não fazer interrupções físicas durante o trabalho.

Para mim, estas são as 5 dicas principais para uma vida pessoal e profissional equilibrada, espero que também te ajudem. Bem sei que nem sempre é fácil mas utiliza a criatividade, ela vai ajudar-te a encontrares esta harmonia. Vai ajudar-te a encontrares quais são as melhores estratégias para ti!

O meu canal de Telegram foi criado para todos os Coaches que se propõem a viver fora da sua zona de conforto e, para todos aqueles que são apaixonados por transformação. Da sua e dos outros. Por isso, se partilhas a mesma paixão que eu, convido-te a seguires e a aceder a conteúdo exclusivo! Clica aqui!

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print