fbpx

O PRESENTE DE NATAL IDEAL PARA CADA CRIANÇA DO ENEAGRAMA

O Natal está a chegar e com ele as festas entre amigos e famílias que muitas vezes estão associadas a uma troca de presentes. Mas quem gosta mais de receber presentes se não as crianças?

Embrulhos pelo ar, gritos de entusiasmos, sorrisos, o som do “obrigado” a espalhar-se pela e…o choro de uma criança que ficou defraudada com o que acabou de receber. Muitas vezes este choro não está associado a educação ou o que nós, portugueses chamamos de “mimo”.

Existe uma tendência generalizada para oferecermos o mesmo brinquedo a todas as crianças, mas a verdade é que tal como nós, adultos, as crianças também têm preferências e gostos diferentes. Para além disso, quando o Eneagrama nasce, ele nasce para todos e vê só, isso incluí crianças!

Por isso, neste Natal, sê o adulto mais “fixe” da sala e oferece o presente perfeito para cada tipo de perfil.

Toma nota!

 

O Perfeccionista

O tipo 1 opta por reprimir a energia procurando manifestar o controlo em relação aos seus impulsos. A repressão desta energia faz com que fique retida numa camada muito subtil e tensa que envolve toda a sua personalidade. Por isso, o presente perfeito para uma criança perfeccionista são brinquedos que promovam a desarrumação de forma a ajuda-la a sair da armadilha do excesso de regras.

 

O Prestativo

A personalidade tipo 2 afasta-se de si e das suas próprias necessidades. Esta criança exterioriza a energia emocional focando-se tendencialmente nas emoções e nas necessidades das pessoas que a envolvem e que considera especiais. O presente perfeito para esta criança são jogos individuais onde se possa divertir sozinha.

 

O Motivador

O tipo 3 suspende o acesso emocional desenvolvendo uma sublime capacidade de não se deixar afectar pelas suas próprias emoções e ajustando-se consoante as suas necessidades de concretização de metas e objectivos. Ao contrário da criança tipo 2, o presente perfeito para uma criança perfil tipo 3 são jogos que estimulem que priorizem o trabalho de equipa de forma a ajuda-los a expressar as suas próprias emoções.

 

O Romântico

Como personalidade emocional, o tipo 4 vai interiorizar as suas emoções, ganhando uma maior sensibilidade sobre si próprio. As emoções servem de fonte de conhecimento e, por isso, são vividas e aceites intensamente, uma vez que são tão importantes para a sua auto-percepção. Para o Natal, o presente ideal para a criança tipo 4 são brinquedos que estimulem a organização e a arrumação de forma a serem capazes de desenvolver uma apreciação pelas coisas simples e quotidianas.

O Observador

Os tipo 5 fecham-se no seu mundo de imaginação, antecipando tudo o que é exterior e isolando-se emocionalmente desse ambiente, preferindo observar e compreender a totalidade do que o envolve. Para uma criança com este perfil, o presente ideal deve ser jogos que estimulem a desenvolver o seu lado mais espontâneo, como correr, saltar ou fazer “caretas”.

 

O Precavido

O tipo 6 não reconhece a energia do medo, suspende-a e, assim não contacta com ela. O não contacto com a sua energia fundamental evidencia uma substancial dificuldade em percepciona-la. Por isso, uma criança tipo 6 deve ser estimulada com jogos educativos que a ajudem a controlar a ansiedade.

 

O Entusiasta

A personalidade tipo 7 nega o contacto com o medo, focando-se em múltiplas opções exteriores de prazer. Por recear entrar em contacto com as suas fragilidades e privações, usa a sua capacidade mental de planeamento e de antecipação de cenários prazerosos para se desfocar dos seus medos interiorizados. O presente ideal para a criança tipo 7 são jogos que desenvolvam a concentração e a vontade de concluir coisas.

 

O Confrontador

O tipo 8 tem uma certa pré-disposição para a acção em detrimento do planeamento. O sentido exagerado de justiça, a pré-disposição para o confronto e a assertividade são características que se alinham com esta energia. Por isso, o presente ideal para uma criança de personalidade tipo 8 são jogo que obriguem a estimular a paciência.

 

O Pacificador

O objectivo do perfil tipo 9 é conseguir evitar o confronto e, para tal a personalidade alimenta a capacidade de percepcionar diferentes pontos de vista com o intuito de garantir uma certa harmonia com os outros e uma aparente equilíbrio consigo mesmo. Posto isso, o presente ideal para a criança tipo 9 são brinquedos que a coloquem em evidência para que possa aprender que o conflito e oposição fazem parte da vida.

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print