fbpx

ANO NOVO VIDA (VERDADEIRAMENTE) NOVA

Bem-vindos ao primeiro dia do ano de 2020!

Entrámos numa nova década e isso quer dizer que este vai ser um ano de grande transformação. É o primeiro ano dos próximos dez e por isso, uma oportunidade para começarmos uma nova história nas nossas vidas.

Acuse-se quem nunca deixou nenhuma resolução de ano novo por concretiza. Ninguém, certo? Mas não, não é impossível e hoje quero-te falar disso mesmo. Quero falar-te sobre como podes conquistar, vencer e conseguir ter tudo aquilo a que te propões.

O foco, a persistência e a fé são, sim, importantes, mas mais do que isso são ações operacionais que te podem ajudar a transformar a tua vida em uma nova vida.

Vamos a isso?

  1. Planear

Planear não pode nem deve passar apenas por escrevermos e listarmos aquilo que desejamos. Planear significa perceber de que forma é que podemos conquistar os nossos desejos, e isso passa por estabelecer um propósito (porque é que eu quero isto na minha vida?) e objetivos (quais são as etapas que tenho que passar para conquistar este desejo?). Estes objetivos devem ser sempre específicos – determinar exatamente cada um dos objetos –, alcançáveis – não me vou propor a correr uma maratona se nem 20km corro –, mensuráveis – tenho que conseguir medir o progresso,  e reais – não me vou propor a comprar uma casa de 1 milhão de euros no próximo mês porque neste momento apenas tenho 40 mil euros.

  1. Calendarizar

Depois dos objetivos definidos é importante perceber como os odes conquistar ao longo do tempo. Para isso é necessário desenhar um cronograma onde indiques várias metas ao longo do tempo. Sê preciso e real com cada uma delas. Não te esqueças que aquilo que queres conquistar é um desejo para a tua próxima década, por isso não sê paciente e metódico. Não tentes conquistar tudo na primeira semana, tens 10 anos para o fazeres e por isso exige de ti apenas o que é possível.

  1. Ajuda!

À medida que fores estabelecendo as metas identifica os recursos de que vais precisar, sejam eles humanos, financeiros ou materiais.

  1. O momento do arranque

Depois de entendido o propósito, de estabelecidos os objetivos e planeadas as metas, chegou o momento de conquistares os teus maiores desejos. Chegou o momento de operacionalizar a transformação em direção à tua (verdadeira) nova vida. Neste momento vais embater no primeiro obstáculo: a resistência à mudança! É tempo de deixar a preguiça de lado e tomar uma atitude, se queres transformar a tua vida é necessário deixares o que não lhe pertence para trás.

  1. Celebra as vitórias

Sim, as conquistas são para ser celebradas, por isso, a cada meta vencida premeia-te.  Não te inibas de dar valor àquilo que com o teu esforço, trabalho, perseverança e Amor conseguiste conquistar. Por mais pequena que essa conquista possa ser, ela não deixa de ter um peso de conquista.

São estas as minhas 5 práticas operacionais que te podem ajudar a conquistares todos os teus desejos para esta nova década. Criei o Club Eneagrama, um espaço onde a aprendizagem do Eneagrama se faz de forma progressiva e permanente e adaptada às necessidades dos seus associados, consulta o site para saberes mais e junta-te ao nosso grupo!

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print