4 dicas para não perderes o foco durante a época festiva

Dezembro é sinónimo de juntar amigos e família, planear e comprar o presente perfeito, organizar a casa para recebermos os nossos e ainda gerir todo o trabalho que não faz pausa nestes momentos. Este ano, por conta da conjuntura atual ainda não sabemos como vai ser o Natal, mas a verdade é que, de uma forma geral, as pessoas estão mais tensas em relação aos últimos anos.

Tudo é incerto. Não sabemos se vamos conseguir estar com os nossos avós, os nossos pais e para muitos, até com os filhos. Queremos normalizar esta época, mas a verdade é que ela não está normal e enquanto nos esforçamos para que tudo se torne o mais natural possível, acabamos por perder o foco no trabalho…que não pára!

  1. Organiza-te

Estejas em teletrabalho ou no escritório, a verdade é que um ambiente limpo e organizado, vai-te ajudar a melhorar a tua concentração. Retira qualquer objeto que possa ser alvo da tua atenção e mantém na tua secretária aquilo que necessitas para o trabalho em questão. Uma lista de tarefas também é essencial quando nos queremos focar, isto porque te vai direcional exatamente para aquilo que necessitas de fazer. Quando escreveres a tua lista, sugiro-te que comeces com palavras de ação, por exemplo “escrever um texto para o blog”, “ligar à Maria”, “marcar reunião com a empresa XPTO”. Estudos comprovam que quando começamos com um verbo estamos a “ordenar” e assim a remeter-nos para a ação e, por isso, terás maior facilidade em cumprir o proposto.

  1. Aumenta o foco

Até podes julgar ser uma pessoa que se distrai facilmente, senão não estavas a ler este artigo. Mas com a motivação certa podes melhorar rapidamente a tua capacidade de concentração. O que precisas de fazer é de começar a adotar a

regra dos 30 minutos. Na regra dos 30 minutos é pedido para que passes esse tempo a realizar uma tarefa sem qualquer tipo de distrações – beber água, ir à casa de banho, alongar…nada! Quando a regra dos 30 minutos estiver bem enraizada na tua rotina, passa para a regra dos 45 minutos, e por aí adiante.

  1. Descobre os teus triggers focais

Mascar pastilha elástica, não beber café em excesso, manter a hidratação ao longo do dia, alongar, não adotar o multitasking…são pequenas dicas que podem ajudar a manter a mente focada naquilo que deve ser o teu trabalho no momento. Descobrir quais são os teus triggers que te ajudam a manter a concentração e o foco no que está a acontecer no agora é essencial para não perderes o foco.

  1. Descansa

Não só de ações é feito o nosso dia. É importante sabermos descansar entre trabalhos e reuniões. Reserva tempo para ti: seja para leres um pequeno artigo, ler um capítulo de um livro, meditar ou apenas fazer uma pausa para beber um café e uma água. Saber parar é tão importante como saber fazer. Ao parar estás a permitir que o teu corpo restabeleça novas energias para uma nova tarefa. Estima e honra os teus momentos de pausa de descanso.

A Certificação Eneacoaching tem tudo o que necessitas para te tornares num Coach profissional, construíres a tua carreira e uma agenda sempre cheia. No Instituto Eneacoaching usamos uma abordagem única tendo como base a metodologia de 9 Passos e Eneagrama que foi estudada e desenvolvida ao longo de mais de 15 anos de carreira em diversas áreas do coaching. Reserva o teu lugar na próxima turma 👉 https://pt.eneacoaching.com/certificacao

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print

Deixe uma resposta